Maguito inaugura 13ª unidade de saúde

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Até 2008, Aparecida contava apenas com seis unidades. Agora são 13 e a meta é entregar 32 e um Hospital Municipal até 2016.

Aparecida de Goiânia, 30 de dezembro de 2014 – A população do Setor Buriti Sereno comemorou na manhã desta terça-feira a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que começa a funcionar no primeiro dia útil de 2015. Com isso a gestão do prefeito Maguito Vilela (PMDB) fez em seis anos o dobro de unidades de saúde existentes em Aparecida de Goiânia até 2008. O peemedebista inaugurou até agora 12 novas UBSs, sendo sete apenas em 2014, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Antes a cidade contava apenas com seis. (Confira Box)

Mais três UBSs e duas UPAs estão em construção e mais 14 UBSs em licitação. Até 2016, Aparecida passará a contar com 32 unidades de saúde e o Hospital Municipal com 220 leitos que teve as obras iniciadas no segundo semestre de 2014. A cidade possui 500 mil habitantes e mais de 90% dessa população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse tem sido o principal argumento das autoridades municipais para conquistar recursos em Brasília.

“Nosso objetivo é oferecer uma saúde digna, humanizada à nossa população .A saúde faz parte de tudo na nossa vida. Se não temos saúde não conseguimos trabalhar e realizar nossas tarefas diárias. Por isso nossa gestão está investindo na atenção básica, que é fundamental para o cidadão”, salientou Maguito.

A UBS do Setor Buriti Sereno funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas, com os mesmos serviços oferecidos nas demais UBSs como acolhimento, consultas médicas, consulta odontológica, curativos, medicamentos, vacinas, planejamento familiar, exames preventivos e outros serviços de enfermagem. “Nosso projeto é ampliar ainda mais o atendimento ao cidadão com uma saúde funcional e de qualidade. A construção de novos prédios faz parte disso. Além de proporcionar maior conforto e qualidade de atendimento à população, oferece condições adequadas de trabalho às nossas equipes”, esclareceu o secretário de saúde, Paulo Rassi. Conforme o secretário, a nova UBS deve atender cerca de 10 mil moradores da região.

Na avaliação do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Edilson Ferreira (PMDB), Maguito desenvolve à frente da Prefeitura a mesma política social que desenvolveu quando foi governador de Goiás. “O prefeito Maguito Vilela tem levado equipamentos públicos importantes como esta unidade de saúde para diversos bairros, mas principalmente para os mais afastados e que possuem uma população com menor poder aquisitivo. Ou seja, para quem realmente precisa do apoio do poder público”, frisou o vereador peemedebista.

Além do prefeito, do secretário de Saúde e de moradores do Setor Buriti Sereno e região, participaram da solenidade de inauguração os secretários Domingos Pereira (Educação); Luciana Guimarães (Cultura e Turismo); Euler Morais (Governo e Integração Insitucional); Fábio Camargo (Meio Ambiente); Geoliano Lima (Administração); Jório Rios (Regulação Urbana e Rural); Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação); Ralph Vicente (Indústria e Comércio); Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos); o procurador-geral do Município, Tarcísio Francisco dos Santos; e o presidente do Procon; Marinho Rezende; e os vereadores Arnaldo Leite (PMDB); João Antônio Borges (PSB); Vencerlino Amendoim (PSL) e Cláudio Nascimento (PRB).

Prefeito destaca obras no Setor Buriti Sereno

Durante a inauguração da UBS do Setor Buriti Sereno, o prefeito Maguito Vilela aproveitou para prestar contas do trabalho desenvolvido no maior bairro em extensão territorial de Aparecida.

“Já fizemos duas etapas do programa Asfalto para Todos no Buriti Sereno. Atendemos as ruas que já contavam com rede de água tratada porque só podemos asfaltar onde tem água. E vamos continuar fazendo asfalto até atender todas as ruas habitadas e que possuam rede de água tratada”, contou Maguito.

O prefeito anunciou que pretende iniciar as obras de pavimentação asfáltica da avenida que liga o setor ao Anel Viário no primeiro semestre de 2015. Maguito também assegurou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas será inaugurada nos próximos meses.

Em relação ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) em construção ao lado da UBS, o prefeito explicou que a empreiteira abandonou a obra, mas que a Secretaria de Educação de Aparecida tem tomado as providências necessárias para concluir a obra no próximo ano.

O peemedebista ainda lembrou que em parceria com o governo estadual se encontra em construção no bairro uma escola profissionalizante e que o Município ainda busca na Justiça retomar a área que foi doada ao Atlético Clube Goianiense na década de 1970, mas que ainda não foi utilizada pelo clube. O objetivo da prefeitura é construir mais equipamentos públicos no terreno.

“Assim como no Setor Buriti Sereno estamos investindo em todas as regiões de Aparecida com obras de asfalto, construção de creches e unidades de saúde”, disse o prefeito.

BOX:

12 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) INAUGURADAS/ANO

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Alto Paraíso (2012)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Delfiore (2012)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Bandeirantes (2012)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Caraíbas (2012)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Retiro do Bosque (2012)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olímpico (2014)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso (2014)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Veiga Jardim I (2014)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiróz (2014)

Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Andrade Reis (2014)