Maguito inaugura mais duas Unidades Básicas de Saúde na próxima semana

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 16 de dezembro de 2016 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, entregam mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na próxima semana. Dessa vez, nos setores Campos Elísios e Jardim Tiradentes 2. Essas são, respectivamente, a 21° e 22° UBS’s entregues nessa gestão. A UBS Campos Elísios será inaugurada na próxima terça-feira (20), às 19h30. A unidade do Tiradentes 2 será inaugurada na próxima quinta-feira (22), também às 19h30. As solenidades serão realizadas nas novas unidades (ver endereço abaixo).

As duas unidades são de substituição, ou seja, já existiam, mas funcionavam em casas alugadas. Agora, as unidades terão espaço próprio e contarão com estrutura adequada padrão do Ministério da Saúde. A UBS do setor Campos Elísios vai funcionar com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e a do Jardim Tiradentes 2 com três equipes. As unidades da atenção básica funcionam das 8h às 17h, atendendo uma demanda de 4 mil pessoas cada equipe.

A UBS Campos Elísios é porte II e possui 483,80 metros quadrados, foram investidos R$ 512.000,00 do governo federal e R$ 381.714,15 contrapartida do município para a construção da unidade. A UBS Jardim Tiradentes 2 é porte III e possui 578,88 metros quadrados de área construída. O investimento total é de R$ 1.093.543,30, sendo R$ 659.000,00 da União e contrapartida de R$ 434.543,30 do tesouro municipal.

Unidades expandidas

As duas novas unidades são expandidas, ou seja, possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação. As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das Unidades Básicas da cidade, e conta com farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda-material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

Ampliação da rede de atendimento

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Com as duas unidades inauguradas, a atual administração eleva para 22 o número de novas UBSs em funcionamento no município. Um aumento significativo para a rede municipal de Saúde, que até o início da atual gestão, em 2008, contava com apenas oito unidades próprias e nenhuma nunca havia passado por uma grande reforma. O descuido gera reflexos ainda hoje, que a atual administração trabalha para reverter.

Desde que assumiu, o prefeito Maguito Vilela viabilizou recursos para a construção de várias unidades de saúde no município. Além das 20 UBSs entregues, a população já conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (Brasicon e Buriti Sereno) e uma no Parque Flamboyant, que será inaugurada nos próximos dias. Além disso, outras oito UBSs estão em obras. O Hospital Municipal de Aparecida, com capacidade para 220 leitos, e o Centro de Especialidades também estão previstos para os próximos meses.

SUGESTÃO DE PAUTA

Evento 1

Assunto: Inauguração UBS Campos Elísios

Data: 20 de dezembro de 2016 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Rua La Rochelle com Avenida R-9 com Rua Provença APM 06 Qd. 50 Residencial Campos Elisios – Aparecida De Goiânia.

Ponto de Referência: Na Avenida Brasil, descer na Rua do Viveiro de Planta.

Evento 2

Assunto: Inauguração UBS Jardim Tiradentes 2

Data: 22 de dezembro de 2016 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Rua 10 Esq. c/ Rua 13, Parte da APM 16 – Setor Jardim Tiradentes – Aparecida De Goiânia.

Ponto de Referência: Praça do Ginásio de Esporte do Setor Jardim Tiradentes.