Maguito pleiteia R$ 369 milhões em recursos do PAC 2

Foto: Arquivo/ Secom

Aparecida de Goiânia, 31 de janeiro de 2012 – Atento ao anúncio de mais R$ 66,8 bilhões em recursos do PAC 2 para os municípios, feito pela presidenta Dilma Rousseff durante a abertura do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, no último dia 28, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) esteve novamente hoje, 31, na capital federal, para acompanhar o andamento dos projetos de Aparecida de Goiânia que se encaixam na nova etapa do programa. A reunião foi com equipe técnica do Ministério das Cidades, sob a coordenação do chefe da Assessoria Parlamentar do ministério, Rodrigo Pena. A secretária de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, também participou.

Do montante total anunciado pelo Governo Federal, R$ 35,5 bilhões serão destinados aos projetos dos municípios apresentados no ano passado e R$ 31,3 bilhões são para novas seleções. “Temos vários projetos à espera de recursos do Governo Federal que devem ser atendidos agora. O encontro com a equipe do Ministério das Cidades foi justamente para reforçar o pedido e assegurar que nossos projetos estão todos de acordo com os critérios do Governo Federal e aptos a serem contemplados”, destacou Maguito Vilela.

O Governo Federal publicará os projetos aprovados para esse primeiro montante no mês de fevereiro. Aparecida de Goiânia pleiteia um total de R$ 269,100 milhões. “Esse recurso será destinado à obras de infraestrutura, como pavimentação saneamento (água e esgoto), canalização (pontes) e mobilidade (ciclovias). Todos os nossos projetos para essas obras foram aprovados”, define a secretária Valéria Pettersen.

Para os R$ 31,5 bilhões, destinados às novas seleções, os municípios terão dois meses para preparar suas propostas. As inscrições das novas seleções vão até 05 de abril, com exceção das inscrições para projetos de creches e pré-escolas, que prosseguem até 31 de abril. “Nesse quesito, também já temos propostas prontas e aprovadas, aguardando recursos, e que inscreveremos nesse segundo momento”, revelou Valéria Pettersen.

“Aparecida felizmente tem sido bastante contemplada pelo Governo Federal, mas isso também é fruto de um árduo trabalho em equipe, sério e extremamente técnico. Já temos 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com recursos alocados, 22 já estão em obras. Isso é muito positivo e nos estimula a buscar ainda mais, porque a cidade e a população precisam de mais”, enfatizou o prefeito.

PAC – O investimento previsto pelo Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, é de R$ 955 bilhões entre 2011 e 2014. No Eixo de Logística estão sendo investidos R$ 122 bilhões em todo o país. Em Energia, o investimento é de R$ 470 bilhões. Na área social e urbana, os investimentos somam R$ 363 bilhões.

Até setembro de 2012, a execução do PAC 2 atingia 40,4% do investimento total previsto até 2014. Ou seja, foram investidos R$ 386 bilhões em obras de infraestrutura logística, social e urbana. A parceria do PAC 2 com os municípios já alcança mais de 21 mil empreendimentos em 4.300 cidades por todos os estados brasileiros, inclusive Aparecida de Goiânia.