Mais de 100 atletas participam do Acampamento de Taekwondo em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

2 de agosto de 2021

Por Rodrigo Augusto

2 de agosto de 2021


Foto: Jhonney Macena

Evento esportivo, que movimentou a cidade no fim de semana, é preparatório para a retomada das competições na modalidade

Atletas de quatro estados brasileiros e cidades da Região Metropolitana de Goiânia participaram no final de semana de um evento intensivo de treinamento de taekwondo no Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade III, na Região Leste de Aparecida. Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude com apoio da Federação Goiana de Taekwondo, o evento contou com a participação de 120 atletas com idade entre 7 e 45 anos.

Na sexta, sábado e domingo, os atletas ligados à federação goiana e membros da seleção estadual da modalidade, além de desportistas de Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, realizaram diversas baterias de treinamentos na modalidade esportiva. O objetivo era de aperfeiçoar as técnicas visando futuras competições e a seletiva direta para o Grand Slam 2022, que é a formação da seleção brasileira de taekwondo.

Faixa preta na modalidade e há 12 anos no esporte, Patrik Cardoso, 20 anos, coleciona medalhas e troféus conquistados em competições nacionais e internacionais. Morador de Aparecida, ele fez questão de aprimorar suas técnicas e também interagir com atletas de outras regiões do Brasil.

“É sempre bom estar em contato com outros atletas, com outros mestres. Esse tipo de evento serve para trocarmos experiências e aprofundar nossos conhecimentos no esporte”, destacou o atleta durante o acampamento.

O evento levou em consideração as normas vigentes de prevenção à covid-19 na cidade, e os atletas usaram máscara de proteção facial, mantendo o distanciamento social quando não estavam realizando os treinamentos. Álcool em gel também foi disponibilizado no espaço pela Secretaria de Esportes. Os atletas de outras regiões do País ficaram hospedados em hotéis de Aparecida, movimentando assim a economia local.

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, conferiu de perto as atividades na última sexta-feira, 30, e destacou o potencial da cidade para o esporte. “Trata-se de um grande evento, que atrai muitos atletas até de outros estados. Isso é fruto do trabalho realizado em nossa cidade na formação de atletas e também no incentivo ao esporte. Temos aqui esse espaço todo estruturado para receber os atletas de alto rendimento em treinamento e para competições futuras. E temos também o programa Aparecida Compete, que garante aos atletas aparecidenses condições de participar de diversas competições nacionais e internacionais”, pontuou o gestor antes de arriscar uns golpes de taekwondo.

Prefeito Gustavo Mendanha: “Aparecida tem vocação para formação de atletas” – Foto: Jhonney Macena

Estação Cidadania Esporte

O Estação Cidadania Esporte de Aparecida foi inaugurado oficialmente em agosto de 2020 e recebeu neste fim de semana o seu primeiro evento estadual. O espaço foi palco nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto do Camping FGTKD 2021 – Poomsae/Kyorugui. O acampamento de treinamento teve como objetivo preparar os atletas e técnicos de taekwondo para o retorno das competições oficiais presenciais.

Com um espaço amplo e com toda infraestrutura necessária para prática de diversas modalidades esportivas e atualmente é utilizado para treinamento de atletas de duas modalidades, incluindo o taekwondo. De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, o Estação Cidadania-Esporte é hoje referência em estrutura esportiva no Estado de Goiás.

“Recebemos os atletas com muito conforto e segurança neste espaço que foi pensado e construído para receber grandes eventos esportivos e também para proporcionar um espaço de treinamento para os atletas aparecidenses de alto rendimento. As delegações de fora ficaram impressionadas com a grandeza e organização, e isso, é claro, nos orgulha muito, pois somos referência no planejamento e organização de eventos como este e até competições. Nosso objetivo é, assim que a pandemia passar, trazer mais eventos esportivos para a cidade utilizando nossa estrutura”, lembrou Gerfeson Aragão.

Camping

Os atletas receberam nos três dias de evento orientações sobre alongamento e aquecimento, treinamento da prática Kyorugui, prática Poomsae, palestras sobre “Arbitragem Kyorugui” e a “A importância da alimentação nos treinos”.

“O camping é o treinamento obrigatório para aquele que integra a seleção goiana. É nele que preparamos nossos atletas da seleção para o retorno das competições que virão, sejam elas estaduais, nacionais e internacionais, mas, principalmente, para o Campeonato Centro-Oeste de Taekwondo, que será sediado em Goiás – seletiva direta para o Grand Slam 2022 -, que é a formação da Seleção do Brasil de Taekwondo de 2022”, explicou o diretor técnico da Federação Goiana de Taekwondo, grão mestre José Celestino Sobrinho.

Camping é evento essencial na preparação para o retorno às competições – Foto: Jhonney Macena

Destaques de Aparecida

Dentre os atletas que integram a Seleção Goiana de Taekwondo, três aparecidenses se destacam pelos títulos que conquistaram. A Dangela Guimarães é campeã pan-americana na Costa Rica, em 2017, e campeã sul-americana júnior, em 2015; Patrick Cardoso ganhou o terceiro lugar no Campeonato Mundial Júnior na Tunísia, em 2018; e Fernando Manrensa é medalhista no Mundial Militar, em 2018.

Modalidades

Entre as modalidades olímpicas, o Estação Cidadania-Esporte oferece formação esportiva em esgrima, handebol, boxe, jiu-jitsu, capoeira, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, judô e atletismo. “O Estação e o Centro Olímpico, além das muitas escolinhas de futebol implantadas em diversos bairros com apoio da Prefeitura, formarão grandes atletas para competições estaduais, regionais, nacionais e até internacionais, levando o nome de Aparecida ao topo do pódio“, finalizou o prefeito Gustavo Mendanha.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)