Mais de 100  jovens de Aparecida recebem certificado de qualificação

Por Rafael Freitas

27 de fevereiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, entregou, nesta terça-feira, 27, os certificados dos cinco cursos do Programa de Qualificação nos Bairros. Ao todo, 126 adolescentes receberam a certificação em solenidade realizada no auditório Tribunal do Júri do município. O projeto é resultado de uma parceria da Prefeitura de Aparecida de Goiânia com entidades filantrópicas do município e tem como objetivo levar os cursos de qualificação para mais perto dos moradores.

Segundo Adriano Montovani o intuito agora é criar mais pontos para ministrar os cursos e também acompanhar os jovens que receberam os certificados até o mercado de trabalho. “Para isso, estamos conversando com empresários do município e assim encaminhar todos que completam a qualificação para trabalhar em uma empresa da cidade”, afirmou o secretário ao destacar que a ideia é dar continuidade ao projeto tanto no Fórum como em parceria com outras entidades.

Nas escolas são oferecidos os cursos de Noções Básicas de Meio Ambiente, Logística, Segurança no trabalho, Informática Básica e Tecnologia da Informação.Com aulas de duração de 60 dias que são divididas nos turnos matutino e vespertino. O aluno matriculado, se preferir, pode fazer todos os cursos ao mesmo tempo. A cada dois meses serão abertas 40 vagas. As escolas estão localizadas na Praça CEUS das Artes da Cidade Vera Cruz,  na Creche Dona Judhit, e no Fórum de Aparecida. O evento contou com a presença do secretário de Transparência, Fiscalização e Controle Interno, Einstein Paniago, que representou o prefeito Gustavo Mendanha e também da juíza Stefane Fiuza, da Vara da Infância e Juventude e dos secretários Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano).

O secretário Einstein Paniago destacou a qualificação e educação como forma de resolução e inclusão no mercado de trabalho. “Esse programa prepara o jovem para uma vida mais produtiva integrada à sociedade e ajuda a evitar a marginalização”, comentou.  A juíza comemorou a certificação dos jovens e disse que considera o projeto como sendo uma “justiça humanitária”. A pretensão é que esses jovens alcancem o seu objetivo maior, que é o primeiro emprego”, destacou a magistrada.

Conquista – Henrique Souza, de 14 anos, foi um dos adolescentes que concluiu o curso de qualificação nos bairros e comemorou a conquista do certificado na tarde desta terça-feira, 27. “O curso vai me ajudar a ter melhores condições de buscar uma vaga de emprego e assim poder melhorar e ampliar o meu futuro. E agora meu objetivo é já começar a trabalhar e também continuar com os estudos para estar sempre a frente”, afirmou o estudante.

Compactuando com a ideia do secretário Adriano de procurar os empresários de Aparecida, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José disse durante a solenidade que ajudará na busca de apoio empresarial para absorver esses jovens no mercado “Aparecida de Goiânia com a vocação industrial que tem, precisa se preocupar também com os jovens, para isso, continuaremos trabalhando para trazer novas empresas para a cidade e gerando emprego e renda para toda a população”, garantiu.