Mais de 200 pessoas discutem políticas públicas de Vigilância em Saúde em Aparecida

Por Ana Clara Dias - SMS

3 de agosto de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

3 de agosto de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Mais de 200 pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (03) para discutir diretrizes e políticas públicas de Vigilância em Saúde, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. A 1° Conferência de Vigilância em Saúde de Aparecida trouxe o tema “Direito, Conquista e Defesa de um Sistema Único de Saúde de Qualidade”. A abertura foi realizada pelo prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tollini. As Conferências de Saúde são convocadas por meio de Decreto da Presidência da República, e devem ser promovidas a cada quatro anos nos municípios brasileiros (etapas municipais), nas Capitais (etapas estaduais) e em Brasília (etapa nacional).

“Vivemos em um país onde a saúde pública é um desafio, mas em Aparecida temos trabalhado para humanizar o atendimento, dando mais qualidade de vida aos cidadãos aparecidenses. Estive essa semana em algumas unidades e recebi muitos elogios da população, em relação aos profissionais e ao serviço prestado. Isso mostra que estamos no caminho certo. Hoje, nosso município é referência em saúde no Estado e vamos continuar implementando políticas para melhorar ainda mais a assistência”, destacou o prefeito Gustavo.

Para o secretário de Saúde Edgar Tollini, Aparecida tem desenvolvido muito bem as ações de vigilância em Saúde, tanto no combate ao mosquito Aedes, quanto nos índices de vacinação, por exemplo. “Na última campanha de Influenza, conseguimos uma cobertura de mais de 90%, conforme é preconizado pelo Ministério”, contou Tollini.

Ainda segundo o secretário, as conferências e ações de vigilância são prerrogativas do Ministério da Saúde, provisionadas por lei e são fundamentais para o âmbito das discussões de saúde pública. “Dessa forma, todas as cidades podem mostrar as boas práticas, avaliar indicadores, e acima de tudo analisar as políticas desenvolvidas em cada município, debatendo e trocando experiências nas etapas estadual e nacional, sobre a melhor forma de promover ações de Vigilância em Saúde”, pontuou.

“Nosso objetivo com a conferência, é discutir, dar ideias, analisar os retrocessos e os avanços do SUS, porque só assim podemos fortalecer as políticas e as ações de vigilância em saúde. Tenho certeza que de cada pessoa presente sairá boas propostas, que poderão ser aplicadas no âmbito municipal e até federal”, ressaltou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Suzana Negraes.

A 1° Conferência de Vigilância em Saúde, surpreendeu a comissão organizadora. “Nós do conselho, estávamos esperando cerca de 150 pessoas. Hoje, registramos 220 participantes em um evento importante e expressivo dentro do Ministério da Saúde. Daqui precisam sair indicadores para que possamos apresentar o que está sendo feito, fortalecer e implantar ações de saúde e prevenção”, salientou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fábio Reis.

As Conferências são espaços conferidos a todo e qualquer cidadão brasileiro, para discutir o Sistema Único de Saúde – SUS, e a propor diretrizes para a formulação das Políticas de Saúde. Elas contam ainda com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.