Mais de 300 candidatos participam do Processo Seletivo Itinerante de Aparecida

Por Rackel Vieira

28 de julho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Desempregada há dois anos, Sueli Ribeiro da Silva, 48 anos, foi uma das 300 pessoas que se candidataram para o preenchimento de vagas de emprego do Processo Seletivo Itinerante realizado nesta quinta-feira, 28, no Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, 3ª etapa. A iniciativa é da Prefeitura de Aparecida, por meio do Sistema Municipal de Emprego (SIME), ligado à Secretaria do Trabalho, que realiza a ação a cada 15 dias em parceria, com as empresas, e tem contribuído com a geração de empregos no município.

De acordo com a coordenadora de Captação de Vagas do SIME, Rubiana Barros, a seleção itinerante tem o objetivo de levar as oportunidades até a população para que sejam preenchidas o mais rápido possível. “Nós concentramos nossa equipe nessa ação onde conectamos o candidato à vaga que cada empresa disponibiliza. Tudo isso em um único dia, o alcance é muito maior, tem superado as nossas expectativas”, explicou a coordenadora.

Ao todo mais de 600 vagas de empregos em diversas áreas foram oferecidas. Além das oportunidades do SIME, o processo também possui vagas em empresas do ramo atacadista, hospitalar e logística que atuam no município. Estas empresas realizaram entrevistas no local e os candidatos já saíram encaminhados para o mercado de trabalho. Para a analista de Recursos Humanos, de uma das empresas contratantes, Wanessa Gomes, a parceria com a Prefeitura de Aparecida facilita de forma significativa na busca pelos profissionais.

“Só hoje eu fiz mais de 40 entrevistas. Essa ação atrai os candidatos e acaba facilitando para a empresa o recrutamento e a seleção. Desta forma ganhamos tempo pois não há necessidade de procurar, de ficar ligando atrás. Os candidatos já estão aqui, temos a oportunidade de avaliar vários perfis ao mesmo tempo e encontrar o que melhor se encaixa na vaga e já sai contratado”, disse

Analista de Recursos Humanos, de uma das empresas contratantes, Wanessa Gomes, entrevistando uma candidata

Entre as vagas ofertadas estavam a de balconista de açougue, repositor de mercadorias, auxiliar de estoque, auxiliar de padeiro, auxiliar de produção, auxiliar de serviços gerais, motorista de caminhão, operador de caixa, encarregado de limpeza, movimentador de mercadoria, estoquista, jardineiro, promotor de vendas, primeiro emprego partir de 16 anos e muitas outras.

Morador do Jardim Cristal, em Aparecida, o deficiente auditivo, Marco Aurélio César, de 55 anos, estava passeando no shopping quando se deparou com a Seleção de Emprego Itinerante. Desempregado e tentando ser recolocado no mercado de trabalho, ele aproveitou a ação e já se candidatou para algumas vagas. “Minhas expectativas são boas, qualquer vaga que der certo, estou aceitando. Essa iniciativa foi maravilhosa”, comentou.

Mais de 600 vagas disponíveis

A Prefeitura de Aparecida, por meio do SIME, tem ofertado centenas de oportunidades de trabalho toda semana. Nesta semana, estão disponíveis mais de 600 vagas de emprego.

Para concorrer às vagas, o trabalhador interessado deve agendar atendimento presencial no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Basta acessar o site http://trabalho.aparecida.go.gov.br/.

O trabalhador deve apresentar os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço e informar um telefone para contato. Caso exista vaga disponível no seu perfil, o trabalhador receberá uma carta de encaminhamento para realizar a entrevista de emprego na empresa contratante. Informações pelo telefone (62) 9 9194-3491.