Mais de 500 famílias do setor Vale do Sol e região são atendidas durante Assistência Social Itinerante

Por Rackel Vieira

7 de fevereiro de 2020

Por Rackel Vieira

7 de fevereiro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Levar os serviços e benefícios sociais até a população e prestar atendimentos de excelência àquelas pessoas que precisam de apoio é o objetivo da Assistência Social Itinerante. O programa, que é uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, beneficiou nesta sexta-feira, 07, centenas de moradores da região Leste da cidade.

Com estrutura montada no Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, na Chácara São Pedro, os moradores do bairro e dos setores vizinhos (Vale do Sol, Chácara Marivânia, Santa Luzia, Parque Trindade, Setor Tocantins e Conjunto Mabel) contaram com serviços gratuitos na área social, além de atendimentos na área da saúde, jurídico, beleza, atividades recreativas e culturais.

Durante a ação, Eliane Celvati Eloi, 34, encontrou a oportunidade de melhorar as condições em sua casa. Ela procurou a tenda da Assistência Social Itinerante para levar os filhos no atendimento odontológico e aproveitou para fazer o cadastro no Bolsa Família. “Eu e meu marido estamos desempregados há algum tempo, com duas crianças para criar, então passamos por muita necessidade. Esse benefício chegou no momento certo, agradeço todos os envolvidos”, agradeceu a moradora da região.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, somando todas as dez edições, foram mais de cinco mil famílias alcançadas.“Vamos realizar uma edição por mês para atender o máximo de pessoas possível. Muitas vezes uma ou outra pessoa não tem condições de se deslocar até a secretaria por ser distante, então é o nosso dever alcançá-las. É muito gratificante para mim e minha equipe resgatar a dignidade das famílias carentes e entregar a elas os benefícios que são inúmeros”, destacou.

O prefeito Gustavo Mendanha, que também participou da ação, ressaltou que a Prefeitura tem trabalhado para garantir os direitos de toda população aos serviços da administração pública de forma gratuita. “Não podemos concentrar tantos serviços e benfeitorias em um só local, temos que atender todos os cantos da cidade. Para isso realizamos essas ações, garantindo qualidade vida à toda população aparecidense”, salientou.

Com apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Articulação Política, Meio Ambiente, Saúde e Governo, a população contou com cadastro e recadastramento do CadÚnico – porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS; emissão do passe livre e passaporte do idoso; consultas nas áreas de oftalmologia, odontologia e jurídica; vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão e diabetes; corte de cabelo; distribuição de mudas de árvores; entre outros.

As crianças contaram ainda com apresentação circense, com direito a mágico, palhaço, malabarista, entre outras apresentações. Elas também se divertiram no espaço infantil com pipoca, algodão-doce, ping-pong, pebolim e pula-pula.

Para o vereador da região, Willian Panda (PCdoB), os serviços disponibilizados pelo programa de Assistência Social são muito importantes. “Eu solicitei a chegada desse benefício por que a região é bastante adensada populacionalmente, o que significa que tem muita demanda em diversas áreas para o poder público. Então é importante para nos moradores que a Prefeitura esteja por aqui ouvindo a população, e atendendo a demanda dos bairros”, disse o parlamentar que estava acompanhado dos vereadores Almeidinha e pastor Cláudio Nascimento.

Novidade

A partir desta 10ª edição da Secretaria de Assistência Social Itinerante, o programa passa a atender os moradores com mais serviços. Além da Secretaria da Saúde ofertar atendimento oftalmológico e odontológico no dia da ação, a região contemplada passa a receber serviços de limpeza e roçagem.