Mais de dois mil atletas participam de corrida de rua de Aparecida

Por Daniela Ribeiro

6 de outubro de 2019

Por Daniela Ribeiro

6 de outubro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas é a única corrida temática do Brasil e que visa combater o uso de entorpecentes usando o esporte como meio

As ruas de Aparecida de Goiânia foram palco da 9ª edição da corrida Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. A ação, que foi realizada neste domingo, 06 de outubro, contou com a participação de mais de dois mil atletas entre profissionais e amadores e teve como objetivo alertar a população sobre os riscos do envolvimento com entorpecentes e da importância do esporte no combate às drogas.

Os percursos de cinco e 10 quilômetros percorridos pelos atletas passaram por pontos importantes e turísticos do município com largada e chegada em frente ao novo prédio da Cidade Administrativa, na Avenida Gervásio Pinheiro. O prefeito Gustavo Mendanha participou da ação, correndo os 5km e disse estar feliz com o sucesso da corrida temática que envolveu toda a população, não apenas no esporte, mas na saúde com seminários e na educação, com redação nas escolas.

“As drogas tem afetado muitas vidas em Aparecida e no Brasil e nós aqui na cidade temos feito a nossa parte, trabalhando a temática e buscando conscientizar a população contra este mal, para que nossas crianças e jovens não entrem neste mundo. E uma das ações, além da corrida foi o trabalho nas escolas com a redação e os seminários de saúde mental. E nossas ações não irão parar por aqui”, comentou o prefeito que vem se preparando desde o ano passado para participar da corrida e fez os 5km em pouco mais de 30 minutos.

Foto: Rodrigo Estrela

A expectativa para a corrida era geral. Todos os atletas chegaram cedo e se prepararam, alongando e ingerindo líquidos para poder conseguir percorrer todo o trajeto. Uma das mais animadas era Eliana Aparecida da Silva, da categoria deficiente físico feminino. “É muito bom estar aqui junto a esse povo animado. Isso faz a gente ter mais alegria em viver”, contou ela que tem 54 anos e começou a correr em 2019 e estava em sua segunda corrida de rua.

Exausto, mas contente com o resultado, o primeiro lugar geral na categoria 5km masculino, Wendel da Conceição contou que treinou muito para participar. “É muito emocionante cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Essa é a recompensa pelo treinamento diário”, sublinhou ele que tem 36 anos. Quem também agradeceu o resultado foi a vencedora da categoria geral 10km feminina. “Minhas condições físicas esse ano estava abaixo dos outros anos, mas graças a Deus conseguimos finalizar os 10km em primeiro”, salientou ela que veio de Anápolis.

Foto: Wigor Vieira

Exemplo – E a corrida têm suas histórias emocionantes de superação e de quebra de limites. Uma delas é do pai do Matheus, que tem oito anos e tem microcefalia, Rafael Santos Rocha do Nascimento. Ele percorreu os 10km do percurso da Corrida de Rua com o filho na cadeira de rodas adaptada para inserir o filho no esporte e também mostrar para os pais que tudo é possível. “Minha intenção principal é mostrar aos pais, que mesmo com as adversidades, que o esporte é possível para todos”, disse ele emocionado.

Presenças – A primeira-dama Mayara Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins, secretários municipais e vereadores também marcaram presença no Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. “Este projeto é muito bonito, pois mobiliza a todos da população em relação a este tema que tem acabado com vidas e famílias. E ver aqui os atletas amadores e profissionais engajados e que abraçaram a causa de combate a este mal”, ressaltou ela, pontuando ainda que a administração municipal tem equipes técnicas capacitadas para ajudarem quem deseja sair dessa situação.

Foto: Wigor Vieira

Maratoninha – As crianças também participaram da corrida temática. O pequeno Luis Carlos de Melo Neto de três anos correu o mini-percurso preparado especialmente para os pequenos. Mesmo não ganhando, ele estava todo sorridente. “Eu gosto de correr e brincar. Foi muito bom correr aqui na rua da prefeitura”, disse o pequeno.