Máquinas já trabalham na recuperação do asfalto do Setor Central, em Aparecida

Por Thiago Oliveira

1 de agosto de 2022

Foto: Claudivino Antunes

São mais de três mil quilômetros de pavimentação colocada nas ruas do centro histórico da cidade, investimento que passa dos R $3 milhões.

Foi dada a largada nas obras de pavimentação do Setor Central, em Aparecida de Goiânia. Pelos próximos quatro meses, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura, aplicará um novo pavimento em 17 ruas do bairro, investimento que passa dos R$ 3 milhões.

Nesta segunda-feira, 01/08, as equipes da Seinfra iniciaram os trabalhos que se estendem pelas ruas beneficiadas pela reforma. Nessa primeira etapa acontece a fresagem, que consiste na retirada completa da malha asfáltica antiga para que seja colocado o novo pavimento.

Durante a assinatura da ordem de serviço para o início da obra, o Secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento e embelezamento da cidade. “A obra vai garantir maior durabilidade do asfalto e mais segurança para os motoristas que circulam pela região do Centro”, ressaltou o secretário.

Para o comerciante Antônio José da Silva, o novo asfalto deve favorecer o conforto dos clientes que visitam sua loja para compras. “Além de deixar a rua mais bonita, o asfalto também ajuda no conforto ao rodar pela cidade. Isso faz com que os clientes não precisem se preocupar em andar por ruas esburacadas ao visitar a loja”, ressaltou Antônio.

“As vantagens deste recapeamento é que, com ele, nós conseguimos retirar deformações no pavimento. Com a fresagem é feita uma nova capa asfáltica mais espessa e com uma durabilidade muito maior”, ressaltou o superintendente de engenharia da Seinfra, Roberto Lemos.

A nova malha asfáltica é feita em tecnologia CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), tecnologia que garante maior segurança no trânsito e maior durabilidade da pavimentação. Ele também facilita o escoamento pluvial, ideal para evitar áreas de alagamento no período chuvoso. A garantia do pavimento é de cinco anos.

Parte deste investimento é oriundo de recursos do Governo Federal e cerca de R$ 1,8 milhão são provenientes do fundo municipal. Esse valor é necessário para a reconstrução de 3.080 metros de asfalto e mais de sete mil metros de meio-fio.

O prefeito Vilmar Mariano, relembrou na quinta-feira, 28, durante o lançamento da força de trabalho, que essa obra também objetiva melhorar o bem-estar da população. “O recapeamento é importante para revitalizar a cidade, para as pessoas se sentirem bem e para melhorar o tráfego viário. Esse é um compromisso nosso”, ressaltou o chefe do executivo municipal.