Marcha pela Vida marca abertura da Semana Nacional de Trânsito

Por Thayza Marins

18 de setembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

O objetivo principal é chamar a atenção dos condutores e pedestres sobre a importância de obedecer as leis de trânsito, preservando a vida

A abertura da Semana Nacional de Trânsito foi marcada por uma caminhada que reuniu centenas de pessoas em favor da vida e contra os acidentes de trânsito. A Marcha Pela Vida, realizada na manhã desta quarta-feira, 18, teve como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários que os pedestres e condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade. A concentração foi em frente o Aparecida é Shopping e teve como destino final a Praça da Matriz, no Centro.

“A proposta maior dessa macha e de todas ações que irão acontecer  na Semana Nacional do Trânsito é chamar a atenção da população, pela preservação da vida, observando e obedecendo as leis. Pois, o bem maior que uma pessoa tem não é a bicicleta, a moto ou o carro, mas sim a vida. Por isso as pessoas precisam se preocupar em andar dentro do limite das vias”, comentou o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho.

A ideia das ações da Semana de Trânsito é envolver diretamente a sociedade nas atividades e propor uma reflexão sobre as ações que cada um pode fazer para construir um trânsito mais seguro. “Esta é uma ação muito importante, pois as pessoas precisam ter consciência da necessidade de termos um trânsito mais seguro. Por isso resolvi participar desta Marcha”, disse Sara Almeida, estudante e moradora de Aparecida.

Também participaram da Marcha Pela Vida os agentes da Guarda Mirim e servidores do Departamento Nacional de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

#FazBonitoAê! –  A campanha está sendo realizada nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida, Instagram e Facebook, sobre temas relativos ao trânsito e quem trafega por ele. A ideia é conscientizar a população sobre a responsabilidade de “fazer bonito” nas ruas e avenidas de Aparecida, isto é, cumprir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respeitando o direito de ir e vir das pessoas, para que todos tenham um trânsito mais seguro, acessível e igualitário.

Prefeitura investe em ações de mobilidade para um trânsito melhor – Além de buscar a conscientização dos aparecidenses para um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Infraestrutura e de Mobilidade executam diversas ações e obras que visam melhorar a mobilidade urbana na cidade. Entre elas está a implantação da faixa Frente Segura para melhor acomodar os motociclistas enquanto esperam no semáforo e a revitalização da sinalização de trânsito nas vias. “As ciclovias e ciclofaixas, ao todo são mais de 40 km, também são ações voltadas para a melhoria da mobilidade e na construção de um trânsito melhor para todos”, pontuou Avelino Marinho.

Temos ainda a Zona 50 na Avenida Independência, cuja fiscalização da velocidade começou no dia 11 de setembro, e visa reduzir a velocidade dos carros na avenida e com isso diminuir a incidência e probabilidade de acidentes. Também faz parte das ações de mobilidade a construção do viaduto vereador João Antônio Borges no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, onde circulam mais de 50 mil veículos por dia. O viaduto reduziu o tempo de deslocamento dos motoristas reduzindo o número de semáforos com o rebaixamento da Avenida São Paulo.

Outro destaque para a mobilidade foi a construção dos quatro eixos estruturantes interligando as regiões da cidade, facilitando o deslocamento da população. Eixo Norte Sul 1, com 13,5 quilômetros, liga a região leste, saindo do Jardim Bela Vista, passando pelo Jardim dos Buritis e Chácara São Pedro, até a Avenida Santana, no Setor Retiro do Bosque, sendo uma alternativa à BR-153; o Eixo Norte Sul 03, liga a região Central de Aparecida à Avenida São Paulo; Eixo Norte Sul 04, interliga a região da Vila Alzira, Jardim Mont Serrat ao Papillon Park e Anel Viário; e por fim, o Eixo Norte Sul 05, que é uma elipse, interliga os bairros Cardoso, Cidade Vera Cruz, Hilda e Helvécia.

Programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida

– 19 de setembro de 2019 (quinta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: em frente a Central de Distribuição de Encomendas dos Correios, na

Avenida São Paulo, Vila Brasília

– 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Rio Verde, em frente a Aprovec, no Jardim Helvécia.

– 23 de setembro de 2019 (segunda-feira) – 19h

Passeio Ciclístico – como forma de conscientizar a população sobre a igualdade de direito também para o ciclista. O percurso será realizado nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Local: largada em frente ao Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, com final do percurso na Avenida Tropical, Jardim Tropical.

Horário: saída as 19h

– 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) –  8h às 10h

Bltiz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo