Mayara Mendanha recebe comenda em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Por Rackel Vieira

8 de março de 2019

Por Rackel Vieira

8 de março de 2019


Foto: Jhonney Macena

“Recebi a Comenda Chica Machado, em celebração ao dia Internacional da Mulher, e quero estender essa homenagem a todas as mulheres da minha cidade que me inspiram a lutar todos os dias, a batalhar pelos meus ideais e de minha família, a todas que me acompanham nessa jornada do dia-a-dia, que possui múltiplas tarefas, que são guerreiras e destemidas”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida, Mayara Mendanha, ao receber a homenagem na Assembleia Legislativa de Goiás.

A proposta foi do deputado estadual Karlos Cabral (PDT), que realizou na noite desta quinta-feira, 7, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente nesta sexta-feira, 8. Na solenidade, o parlamentar entregou a Comenda Chica Machado a mulheres goianas de diferentes áreas de atuação, inclusive na vida pública e social do Estado.

“Ao promover essa sessão especial desejamos homenagear mulheres já conhecidas, mas também mulheres anônimas que constroem cada uma em seu espaço, em sua realidade, a sua história de vida. Para dar nome a essa celebração nós optamos por uma personagem que é pouco conhecida na nossa história goiana. A história é carregada de muita força e de representatividade. A Chica Machado dá nome a comenda que cada uma recebeu”, destacou o deputado Karlos Cabral.

Foram homenageadas cerca de 150 mulheres do movimento feminista, das áreas social, cultura, artes, educação, direito, justiça, segurança pública, saúde, agricultura familiar, política e organizações não-governamentais.“Cada uma das homenageadas contribui significativamente com a luta pela emancipação e pelo protagonizo feminino na sociedade goiana”, reiterou.

Comenda Chica Machado

Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, Chica Machado foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravo para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Pessoa poderosa, que tinha poder sociopolítico e econômico, que conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, completou a pesquisadora.

Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Ainda de acordo com a autora, a forma como determinados “causos” de Chica passaram de geração em geração fazem dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, comentou Adélia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)