Medidas de enfrentamento a Covid-19 de Aparecida é tema de encontro da Faje Goiás

Por Daniela Ribeiro

9 de dezembro de 2020

Por Daniela Ribeiro

9 de dezembro de 2020


Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na noite desta terça-feira, 08, da 5ª edição do Happy Faje, realizado pela Federação das Associações de Jovens Empreendedores de Goiás (Faje). Na ocasião, o gestor municipal palestrou sobre as medidas tomadas na cidade para conter a pandemia do novo Coronavírus com a ampla testagem, abertura de leitos e escalonamento regional, que se tornou exemplo para outros municípios. Além disso, o prefeito falou também sobre projetos da administração pública como o Programa Cidade Inteligente e do Ensino de Robótica nas escolas municipais.

“Não existia uma fórmula pronta para enfrentar a pandemia. E fui iluminado em conversar com o embaixador de Israel, Yossi Shelley, que é meu amigo, e perguntei o que estavam fazendo lá no combate a Covid-19. E trouxe o modelo da ampla testagem por RT-PCR, aumento de leitos de UTI e principalmente o escalonamento regional de abertura das atividades comerciais, de forma responsável. Então testamos em massa para monitorar a doença, tivemos leitos para atendimento, não colapsando nosso sistema de saúde e assim salvamos vidas e a economia”, comentou o prefeito durante a palestra aos jovens presentes no evento.

Gustavo ponderou ainda que o engajamento dos empresários e moradores fez a diferença em ter baixos números na cidade. “O apoio de todos que tomaram os cuidados de higiene e atuaram para atender todas as regras estabelecidas pelo Comitê foi fundamental. E ajudou a estarmos hoje entre as quatro cidades com a menor taxa de letalidade do país. Estamos vendo aí a segunda onda chegando no exterior e sabemos que deve chegar aqui também, mas enfatizo que estamos preparados. Os leitos estão ainda disponíveis, vamos continuar testando muito e também estamos vendo a possibilidade de comprar vacina contra a covid-19”, disse.

Com relação ao projeto Cidade Inteligente, Gustavo Mendanha explanou sobre as câmeras com olhos de águia para monitorar toda a cidade, as aulas de robótica nas escolas municipais e o desejo de tornar Aparecida a cidade das Startups. “Sou um verdadeiro entusiasta das novas ideias e pelos empreendedores que fazem a diferença. E nosso projeto de tornar Aparecida a cidade das startups está tomando forma. E, por isso, fiz questão de participar deste evento da Faje para falar sobre as nossas novas práticas em gestão pública e investimentos em tecnologia. E uma das que mais me deixa entusiasmado é o projeto de robótica nas escolas. Nossos alunos serão inseridos no mundo digital desde pequenos”, sublinhou o prefeito.

O presidente da Federação das Associações de Jovens Empreendedores, Emerson Tokarski, destacou que o evento realizado na noite desta terça-feira, 08, teve como objetivo fechar o ano e apresentar Cases de sucesso no mundo empresarial e também político para os associados da federação. “Convidamos o prefeito Gustavo Mendanha, pois ele teve uma atuação diferenciada e exitosa durante este ano ao conduzir a administração municipal no combate à Covid-19. Nós, empresários, gostamos da forma como ele agiu, promovendo o escalonamento e também aumentando leitos e promovendo a testagem em massa. E isso foi destaque no Brasil todo como sendo um case de sucesso no enfrentamento a pandemia”, salientou ele.

O Happy Faje contou ainda com palestras dos empresários Felipe Diniz, do Grupo Kelldrin e Leandro Rezende, do Grupo Nutriex, que também falaram sobre as experiências no ramo empresarial durante este período de pandemia. “Desde que começou a pandemia, nossos encontros e palestras foram virtuais, mas resolvemos realizar este presencial, com todos os protocolos de segurança, para fechar este ano tão atípico na vida de todos. E reunimos aqui jovens empresários para ouvirem um pouco mais sobre as ações de sucesso no meio empresarial e também no político durante este ano no enfrentamento à Covid-19. E o prefeito é uma referência não só estadual, mas também nacional e só ganhamos com a palestra dele”, disse o diretor de Relações Internacionais da FAJE, Michel Magul.

Enfrentamento a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também atribui os resultados alcançados por Aparecida de Goiânia à estratégia de ‘testar, monitorar e cuidar’ adotada na cidade desde o início da pandemia para proteger as pessoas. No município, até às 17h desta terça-feira (08), já foram realizados 152.447 exames do tipo RT-PCR, que é o melhor e mais indicado para diagnóstico da doença. Além disso, todos os casos confirmados são monitorados pela Central de Telemedicina e, se necessário, com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros emprestados aos pacientes pela Prefeitura. Há ainda centenas de leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19. Ainda de acordo com a SMS, neste ano foram estruturados 240, sendo 130 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)