Agentes da GCM recebem 1ª dose de vacina contra Covid-19

1 de abril de 2021

Foto: Wigor Vieira

Cerca de 50% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia foi vacinado com a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19 na tarde desta quinta-feira,1º de abril. A imunização foi realizada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no batalhão da corporação no Setor Garavelo.

A vacinação dos agentes de segurança e salvamento segue determinação do Governo de Goiás que reserva 5% das remessas recebidas do Ministério da Saúde para imunização desses profissionais que contundiam prestando valoroso trabalho à sociedade 24 horas por dia durante a pandemia.

“É uma satisfação muito grande recebermos essa vacinação porque estamos desde o início da pandemia na linha de frente. Cerca de 60% de nossa tropa foi contaminada com Covid-19 e tivemos algumas mortes, mas graças a Deus chegamos neste momento tão esperado com a vacina”, comemorou o comandante da GCM de Aparecida, Weiber Júnior logo no início da vacinação.

Além de trabalhar na preservação e segurança de prédios públicos como escolas, postos de saúde e agências de atendimento, a GCM de Aparecida também realiza operações preventivas e ostensivas e patrulhamento em todas as regiões da cidade. Na pandemia, tem atuado frequentemente para interromper festas clandestinas com aglomerações e ainda fiscaliza cumprimento do decreto municipal que estabelece o funcionamento escalonado das atividades comercias no município.

A GCM de Aparecida conta com 508 membros. Hoje, 250 foram imunizados com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Na próxima semana, o restante da tropa será imunizado. “Hoje, foram vacinados a primeira parte do efetivo obedecendo o critério idade aonde os mais velhos foram os primeiros vacinados. Já na próxima semana , vamos vacinar a segunda parte”,

Há 15 anos na GCM, Aribides Ferreira de Castro foi o primeiro da fila a receber a vacina nesta quinta. O servidor público aponta que irá trabalhar mais seguro após receber a primeira dose da vacina. “Sou do grupo de risco, pois já tenho 64 anos e estou na ativa trabalhando em plantões de 24 horas em várias operações onde temos contato com muitas pessoas. Agora, ficamos mais seguros”, disse logo após ser imunizado.

GCM Aribides Ferreira de Castro, 64 anos, exibe cartão de vacinação com anotação da primeira dose da CoronaVac (Foto: Wigor Vieira)

Nesta semana, agentes de segurança e salvamento de outras instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal também foram imunizados em Aparecida. A vacinação foi realizada nos batalhões de cada corporação seguindo lista de membros encaminhada à SMS.

“Temos aqui [em Aparecida], cerca de 1,6 mil profissionais e com essa meta de 5% vamos conseguir fazer a vacinação em todos os órgãos de segurança, conforme o cronograma estabelecido”, pontua a coordenadora de imunização da SMS , Renata Cordeiro.

Veja o cronograma de vacinação dos agentes de segurança e salvamento de Aparecida:

Corpo de Bombeiros – dia 30/03

Polícia Civil – dia 31/03