Microempreendedor individual registra crescimento em Aparecida

Por Rafael Freitas

26 de fevereiro de 2020

Por Rafael Freitas

26 de fevereiro de 2020


Foto: Reprodução

Diminuição de taxas tem sido favorável para a formalização do MEI no município

O número de microempreendedores individuais (MEI) em Aparecida de Goiânia aumentou entre 2018 e o ano passado. O Portal do Empreendedor mostra que em 2018 o número de MEIs era de 19.248. Com a formalização de 5,2 mil novos MEIs em 2019, o número subiu para 24.524 microempreendedores individuais na cidade. O aumento de 27,4% se deu praticamente em todo o município –  que firmou sua vocação econômica na industrialização e gera hoje mais de 120 mil postos de trabalho em seus sete polos industriais e empresariais.

Apenas a Casa do Empreendedor, localizada no setor Cidade Livre, foi a responsável por formalizar 1.207 novos MEIs no ano passado. Em 2018, foram apenas 745 formalizações. As três atividades que mais se destacaram são prestação de serviços na área de construção civil, cabelereiro, distribuidoras de bebidas e mercearias.

“O empreendedorismo no município é forte e tem tido crescimento significativo. Entrar como MEI é uma oportunidade que muitos tem aproveitado para sair da informalidade e investir no próprio negócio”, explicou o superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Elson Dias.

Ele conta que há fatores que explicam o crescimento do empreededorismo em Aparecida. “Os investimentos públicos aplicados ajudaram a mudar o perfil do município. Temos hoje uma população mais escolarizada e que tem buscado melhor qualificação. Além disso, a reformulação do Código Tributário do município e a diminuição de algumas taxas são fatores que têm favorecido a fixação de empresas e indústrias em nossa cidade, além de garantir também a desburocratização para a abertura de novos MEIs”, completou Elson Dias.

Para incentivar o empreendedorismo na cidade, a Prefeitura de Aparecida, em parceria com o Sebrae, oferece palestras gratuitas para quem deseja abrir o próprio negócio e se tornar um MEI. As orientações sobre benefícios e obrigações para um microempreendedor acontecem todas as quartas-feiras (às 14h) e sextas-feiras (às 9h), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)