Milhares de pessoas prestigiam comemorações do aniversário de 96 anos de Aparecida de Goiânia

Por Daniela Ribeiro

11 de maio de 2018

Por Daniela Ribeiro

11 de maio de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

Desfile Cívico e corte do bolo foram as grandes atrações desta sexta-feira, 11, que ainda terá show da dupla João Neto e Frederico no Aparecida É Show

Uma manhã de festa e muita alegria. Assim foi comemorado o aniversário de 96 anos de Aparecida de Goiânia que foi realizado nesta sexta-feira, 11, na Avenida Independência no Parque da Família – Norberto Teixeira. Milhares de pessoas entoaram os parabéns para a cidade que teve bolo de 96 metros e mais de mil quilos que foi distribuído para a população. O tradicional desfile cívico contou com a participação de centenas de pessoas e arrancou aplausos dos moradores que acompanhavam de perto toda a apresentação que mobilizou toda a equipe da Prefeitura.

Ao cortar e entregar o primeiro pedaço do bolo para um morador de Aparecida, o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que o município tem muito a comemorar nesta data, pois vem a cada ano, se destacando no cenário estadual, nacional e internacional. “São 96 anos de trabalho e luta de pessoas que acreditaram na cidade. E hoje comemoramos sua história e crescimento. Temos respirado bons ares, investindo em infraestrutura, saúde, educação e no lazer. Somos destaque na geração de empregos e vamos trabalhar para hegar aos 100 anos com muito mais a comemorar”, sublinhou Gustavo que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

A moradora do Jardim Iracema, Michele Gonçalves foi com a família toda prestigiar, mais um ano a festa em comemoração do aniversário de Aparecida de Goiânia. Ela que ama e tem orgulho de morar em Aparecida. “Tenho orgulho em morar aqui, porque vemos que a prefeitura está trabalhando. Por isso venho todo ano comemorar o aniversário da cidade, que é muito animada e legal. E as crianças ficam ansiosas para assistir ao desfile cívico que encanta muito a gente, pois é muito organizado e bonito”, explanou ela enquanto aguardava ganhar mais um pedaço de bolo.

O governador de Goiás, José Eliton (PSDB) também participou dos parabéns à Aparecida e do corte do bolo e salientou que o município, segundo maior do Estado, é um polo de desenvolvimento e geração de empregos. “Aparecida é um polo econômico de destaque no Estado e que se consolidou na geração de empregos com o processo de industrialização dos últimos anos. E além disso, nas últimas décadas vem melhorando o social e a qualidade de vida dos moradores. Por isso se torna a cada dia um importante centro de desenvolvimento do estado”, pontuou.

Desfile Cívico

O tradicional Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Aparecida de Goiânia contou com a participação de 5.600 pessoas entre estudantes municipais e estaduais, Policiais Militares e Civis, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e servidores municipais. Além das autoridades municipais como secretários e vereadores, o presidenciável Henrique Meirelles (MDB), os deputados Federais Daniel Vilela (MDB), Magda Moffato (PR) e Pedro Chaves (MDB), o deputado Estadual Jefferson Rodrigues (PRB) acompanharam as apresentações. A primeira-dama de Goiânia, Iris de Araújo, também prestigiou a solenidade. Também estava presente o desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás.

“Este é um dia importante para Aparecida, uma cidade que tem o que comemorar com dados positivos como o que foi comentado, a geração de emprego e que vem se transformando e se tornando referência para o país”, disse o deputado emedebista. “Aparecida domina realmente o cenário político e administrativo de Goiás através dos seus gestores e principalmente o seu povo que trabalha diuturnamente para uma cidade melhor a cada dia”, explanou Dona Íris. “Aparecida está de parabéns por esta festa linda”, salientou o presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Mariano (MDB).

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que fez questão de participar das festividades da manhã desta sexta-feira, 11, disse que a cidade tem se destacado positivamente. “Aparecida é um exemplo para o país e o que vem acontecendo hoje é muito positivo. Pois 12 mil empresas se instalarem na cidade nos últimos 10 anos, um dos maiores números do Brasil e é a maior geradora de empregos de Goiás. Sendo um exemplo do que acontece também no país. E no futuro esperamos que o Brasil possa criar mais de 2 milhões de emprego por ano e Aparecida será uma líder nesse processo”, sublinhou.

Quem também participou da solenidade em comemoração ao aniversário de Aparecida foi o ex-prefeito Maguito Vilela (MDB). Ele, que disse estar emocionado em poder prestigiar o desfile cívico mais uma vez, destacou a continuidade do desenvolvimento da cidade. “É uma emoção muito grande participar dos 96 anos de existência desta querida cidade. Hoje temos que celebrar todas as vitórias que o município teve ao longo desses nove décadas. Uma cidade industrial e universitária e que vem recebendo grandes obras e empreendimento, se transformando e se tornando orgulho de todos nós que a amamos”.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins (SDD) respondeu estar muito alegre em poder participar deste momento de festa e alegria para Aparecida. “Essa cidade cresce acima da média e tem dado muito orgulho para todos nós que moramos aqui. Parabenizo todos os aparecidenses e quem escolheu Aparecida como seu lar que contribuem para que o município cresça a cada dia e por toda essa trajetória de glórias e por este dia especial. A festa está bonita e teremos o mês de maio todo de ações comemorativas”.

Inversão da Lógica

Aparecida de Goiânia surgiu após a doação de terras de seus fundadores para a construção da primeira Capela em 11 de maio de 1922. A comunidade do então arraial que se formava ergueu uma cruz de aroeira, presente no local até os dias atuais, e celebrou sua primeira missa campal. A igrejinha foi edificada depois e hoje é a Igreja Nossa Senhora Aparecida, que fica na Praça Matriz no Centro De lá para cá o município cresceu de forma rápida e até mesmo desordenada, mas nos últimos anos esse crescimento deu lugar ao desenvolvimento e Aparecida deixou de ser uma cidade dormitório para ser geradora de empregos.

“A cidade vem se consolidando como cidade industrial e universitária com o crescimento do número de empresas sendo destaque nacional na geração de empregos e aumento do número de faculdades públicas e privadas. De acordo com levantamento divulgado pelo Caged, a cidade foi a que mais gerou emprego no Estado de Goiás neste primeiro semestre, com mais de cinco mil novas oportunidades e ficou em segundo lugar no Brasil, atrás apenas de Joinville, em Santa Catarina”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Fatores como a localização geográfica e o trabalho da prefeitura contribuíram para atrair empresas e empreendedores de todo o Brasil a se fixarem no município, formando grandes parques e polos empresariais e industriais, Além disso a gestão trabalha na qualificação da mão-de-obra dos aparecidenses com o objetivo de ocupar os postos de serviços gerados pelas novas empresas que se instalam na cidade, fazendo com que os trabalhadores não precisem sair em busca de uma oportunidade em outros municípios.

“Há uma combinação de fatores que explicam a ótima colocação de Aparecida no ranking de cidades que mais geraram empregos formais nos últimos anos. Destacamos os seis polos empresariais e industriais do município, 44 mil empresas ativas, 50 mil trabalhadores formais, boa infraestrutura, programas de incentivos fiscais e o dinamismo dos empresários que, apesar da crise, continuaram com muita coragem e ousadia, a investirem em seus negócios. Os números e resultados positivos revelam o potencial do município e mostram que o caminho percorrido é o certo”, disse Gustavo.

Público privado – A parceria público privada (PPP) em Aparecida vem dando certo, proporcionado confiança e credibilidade da cidade e atraindo empresas nacionais e internacionais. Reflexo disso, é o boom do PIB do município, que é o terceiro do Estado de Goiás. Iniciamos 2009 com um PIB de 3,8 bilhões e a expectativa é chegarmos ao final de 2018 com aproximadamente 13 bilhões. Há ainda a implantação do Aeroporto Executivo, que também gerará renda e receita para a cidade, uma obra que será construída em forma de PPP.

Programação Festiva

Aparecida é Show – De 10 a 13 de maio será realizada a tradicional festa de shows e rodeio no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O Aparecida é Show conta com total apoio da Prefeitura e a novidade deste ano são os portões abertos para o público, gratuitamente, todos os dias. Além das competições de montarias, o local será palco de atrações musicais, que este ano incluem artistas de renome nacional como Fernandinho, Diego e Arnaldo e João Neto e Frederico, Xand Avião e DJ Caik, Pedro Paulo e Alex e Jefferson Moraes.

Prefeitura em Ação – Outra atividade que marca as comemorações pelo aniversário de Aparecida é oitava edição do Prefeitura em Ação, com lançamento no dia 14 de maio, às 7h30, no Setor Madre Germana I. Na sexta-feira, 18 e no sábado, 19, será realizado o mutirão com centenas de atendimentos. “O projeto levará 130 tipos de serviços públicos, de forma gratuita, para a população da região. Além disso, toda a região será beneficiada com trabalhos de limpeza e infraestrutura”, salientou Veter Martins. Serão realizadas diversas prestações de serviços gratuitos, atividades recreativas, esportivas, orientações jurídicas e diversos atendimentos na aréa de saúde aos visitantes.

Ação Global – No dia 26 de maio, Aparecida de Goiânia receberá mais uma edição do Ação Global. O evento será realizado no Sesi de Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo, das 8h às 16h. O evento é uma realização do Sistema SESI/TV Globo em parceria com a Prefeitura de Aparecida e prestará diversos atendimentos gratuitos à população da cidade. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, avaliação nutricional, aferição de peso, medidas, circunferência abdominal e pressão arterial, orientações sobre prevenção de diferentes enfermidades como câncer, DST, doenças cardiovasculares, de dermatologia, oftalmologia e pediatria. A Pastoral da Criança fará avaliações e dará orientações nutricionais voltadas para crianças.

Jornada da Cidadania – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia será parceira oficial da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) pela Arquidiocese de Goiânia entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, e que oferecerá milhares de atendimentos gratuitos à população, além de prestação de serviços, orientações, atividades educativas e agenda de ações culturais. O evento será realizado no Centro de Convenções da PUC, no Jardim Mariliza. “A prefeitura apoia esta iniciativa. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem, juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público”, avalia Gustavo.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)