Kit de ferramentas dão suporte às comunidades de Aparecida

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2018

Por Rackel Vieira

17 de dezembro de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Pendurar um quadro na parede, colocar uma prateleira nova ou até mesmo trocar a resistência do chuveiro elétrico, são alguns serviços domésticos que podem ser feitos tranquilamente pelo próprio dono ou dona da casa, sem precisar de um profissional. Mas para isso acontecer, é preciso ter uma caixa de ferramentas, porém, nem todos têm condições financeiras de ter uma dessa em casa. Pensando em atender essas necessidades da população, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia criou recentemente o projeto MiniLab Cidadão, que consiste na implantação de uma rede de compartilhamento de kits de ferramentas, equipamentos e máquinas de pequeno porte para as associações de moradores do município, além da formação de conhecimento dentro das comunidades.

Segundo o idealizador do projeto, o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, o MiniLab visa o fortalecimento da cultura de pertencimento e compartilhamento dos recursos da cidade para todos os moradores de Aparecida. “O exercício de compartilhamento é uma prática adotada em vários países e tem como objetivo fundar um novo processo de sociabilidade no município. Por meio do kit de ferramentas, qualquer pessoa que tenha vontade de operar ou utilizar esses equipamentos consegue fazer, de forma simples e fácil, projetos pessoais, pequenos reparos e/ou ações criativas”, destacou.

Inicialmente, os pontos de compartilhamento estão localizados em 10 centros comunitários alinhados com o Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP), que são as Associações de Moradores dos bairros Expansul, Cidade Livre, Buriti Sereno, Independência Mansões, Jardim Paraíso, Retiro do Bosque, Vila Oliveira, Jardim Ipê e Terra do Sol. “Vamos analisar durante os próximos seis meses nesses bairros, por meio de relatórios e reuniões, se o projeto tem cumprido com o propósito, se há engajamento da sociedade com o uso dos equipamentos, para então expandir o kits em todos os cantos da cidade, atendendo toda a população”, explicou o secretário.

Cada kit é composto por 26 peças entre alicates, chaves de fenda, ferro de solda, lixadeira, parafusadeira, brocas, lixadeira, martelo, micro retífica, pulverizador de tinta elétrica, serrote e etc. “O cidadão que quiser ter acesso ao kit deverá solicitá-lo em uma das associações contempladas nesta primeira etapa, apresentar documentos pessoais e fazer um cadastro para o empréstimo, realizar o pagamento de uma taxa simbólica de uso para eventuais serviços de manutenção dos itens disponibilizados”, informou Cleomar Rocha.

MiniLab Cidadão Modelo – Para apoiar a rede do MiniLab Cidadão, haverá uma unidade modelo, com o objetivo de fornecer capacitação técnica, auxiliando na habilidade de manuseio com segurança dos itens disponíveis nas oficinas e na competência de processos de criação de peças, ampliando o conhecimento sobre o que pode ser feito com cada ferramenta. Essa unidade Modelo evitará o mau uso dos equipamentos e ferramentas com a apresentação das boas práticas de utilização dos itens para garantir que qualquer cidadão que tenha interesse em usufruir desses recursos, possa tranquilamente adquirir as habilidades e competências necessárias para realização de suas atividades. Além de todos os equipamentos já mencionados, o MiniLab Modelo também contará com uma máquina de corte a laser e uma impressora 3D.

Para mais informações sobre o MiniLab Cidadão, como regras gerais de utilização, regras específicas para o MiniLab Cidadão Modelo, todos os equipamentos disponíveis, endereços de cada associação, além de documentação necessária para o empréstimo do kit, acesse: www.aparecida.go.gov.br/minilab-cidadao.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)