Missa em ação de graças lembra história de Aparecida e relação dos moradores com a fé

Por Allan David

12 de maio de 2022

Por Allan David

12 de maio de 2022

Foto: Wigor Vieira

Prefeito Vilmar Mariano confirmou restauração do Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde ocorreu a missa; local é considerado marco inicial na história centenária da cidade

O aniversário de 100 anos de fundação de Aparecida foi comemorado nesta quarta-feira (11) também com uma missa em ação de graças, celebrada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade. É o local onde ocorreu, em 11 de maio de 1922, o ato considerado marco inicial na história do município.

Celebrada pelo arcebispo da Região Metropolitana de Goiânia, Dom João Justino, a missa contou com participação do prefeito Vilmar Mariano e do pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, padre Frei Ednilson Vaz; além de secretários municipais, lideranças políticas, familiares dos fundadores de Aparecida e fiéis da igreja.

Além dos atos na liturgia da missa, eles assistiram a uma encenação do episódio da fundação da igreja, a Igreja Matriz, erguida em frente à cruz de aroeira doada por Aristides Frutuoso, preservada até hoje no local. “Muitos municípios do Brasil nasceram ao redor de uma igreja católica. A devoção do povo fez com que muitas famílias doassem espaços para construir pequenas igrejas, capelas, e aqui, em Aparecida de Goiânia, não foi diferente”, lembrou Dom João Justino.

Frei Ednilson Vaz ressaltou a forte ligação da história de Aparecida com a fé e com a Igreja Católica. “Quando você entra na igrejinha, ela te transporta para o ano de 1922, quando começou a ser construída. E quando ela te leva para esse passado, ela te coloca diante da simplicidade daquele povo, do jeito humilde de expressar a fé”, disse o padre.

Prefeito Vilmar Mariano enalteceu elo da religião com a trajetória de Aparecida – Foto: Wigor Vieira

Uma das pesquisadoras da história de Aparecida mais respeitadas na cidade, a escritora Nilda Simone recordou, emocionada, de sua infância e dos passeios na Praça da Matriz, onde fica situado o atual Santuário Nossa Senhora Aparecida. “Me lembro desta praça quando meu avô, Manuel Alves Forte, morava aqui de frente e me trazia para brincar na praça. Então, [é] só lembrança boa.”

O prefeito Vilmar Mariano elegeu a missa como o ato mais importante nas comemorações do centenário de Aparecida. E confirmou para os fiéis do Santuário: “A Prefeitura de Aparecida vai restaurar a igreja. O processo está em licitação e, em breve, iniciaremos as obras. […] Em 11 de maio do ano que vem, a igreja estará restaurada”.

Durante a missa também foi cantado parabéns para Aparecida.