Missa em homenagem à padroeira de Goiânia abre Jornada da Cidadania ao público

Por Lígia Mariani

24 de maio de 2018

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia é parceira do evento que, durante três dias, oferece diversos serviços gratuitos para a população nas áreas da saúde, do judiciário,  da cultura e do lazer, dentre outras, e segue até o próximo sábado (26).

Teve início nesta quinta-feira, 24, com missa celebrada pelo arcebispo de Goiânia, Dom Whashington Cruz, a 5ª edição da Jornada da Cidadania 2018  PUC Goiás. Autoridades políticas, como o chefe do administrativo de Aparecida, Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins  e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, também participaram da solenidade. A missa, sempre realizada no feriado da padroeira da capital, também marca o primeiro dia de atividades e serviços da Jornada que segue até sábado 26 no Campus II da Universidade, localizado no Jardim Mariliza.

Gustavo Mendanha  reforçou a parceria entre a Prefeitura e a Universidade com diversas secretarias empenhadas em viabilizar ações que no local beneficiem a população de Aparecida que vive nas imediações e da Região Metropolitana de Goiânia. “A PUC tem história e tradição e nós da Prefeitura de Aparecida temos satisfação em ser parceiro dessa iniciativa pelo exemplo de cidadania. Toda e qualquer ação que seja sinônimo de dignidade e solidariedade é mais do que válida. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público e é muito gratificante quando diversos segmentos da sociedade civil organizada desenvolvem ações em prol da população”, avaliou.

Após os ritos finais da celebração católica o reitor da instituição, Wolmir Amado, agradeceu à Arquidiocese de Goiânia, co-promotora da Jornada, por ter implantado o altar da celebração e oração na cidade cenográfica do Memorial do Cerrado. Ele convidou ainda todos os presentes para participar da Jornada da Cidadania, que continua até o dia 26 de maio no Câmpus II da instituição. “Esse é um projeto que existe há 13 anos e que representa uma experiência inédita no país. Nosso evento amadureceu, ganhou experiência e deverá continuar se expandindo como projeto de futuro da universidade. Convido todos vocês a participarem desse  evento voltado à solidariedade”, disse Wolmir.

O evento, considerado a maior atividade comunitária do estado, é feito em parceria com a Arquidiocese de Goiânia e a TV Anhanguera, e apoio do Governo de Goiás e das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Entre as parcerias confirmadas para o evento estão serviços do Vapt Vupt e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Previdência Social.Segundo os organizadores do evento, a expectativa é de superar o recorde da última edição, que realizou aproximadamente 900 mil atendimentos gratuitos para 142 mil visitantes.

Nos três dias da Jornada o Memorial do Cerrado estará com visitação liberada e oferecerá dezenas de atividades gratuitas, congregando ciência, folclore, arte e cultura. Os visitantes poderão participar de diversas oficias como as de rapadura, cerâmica e de aproveitamento de recursos do Cerrado; mostra de animais, apresentações culturais contemporâneas e folclóricas (teatro, dança e música), rodas de conversa, atividades infantis, escavação em sítio arqueológico cenográfico, feiras de alimentos e de produtos artesanais, entre muitas outras atrações.

Tudo isso estará distribuído nos espaços cenográficos do Memorial, como a Cidade, a Fazenda, a Aldeia e o Quilombo, assim como no Museu de História Natural. A programação foi organizada pelo Instituto de Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás, que coordena o Memorial do Cerrado, em parceria com o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas e o Programa de Extensão Proafro.

As centenas de serviços e atividades gratuitas estarão disponíveis para a população das  8h às 21 horas. Além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários,  no último dia do evento, sete casais irão se unir em uma celebração comunitária. Durante a Jornada, os visitantes poderão também descartar pilhas, baterias, celulares e equipamentos tecnológicos sem uso, que receberão a destinação adequada para evitar prejuízos ao meio ambiente. O local foi chamado de Estação do Descarte Consciente.

“Além dos serviços, a ação comunitária é um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. A Jornada se integra ao calendário acadêmico e ao projeto educativo da PUC Goiás. Nela, se expressa, sobretudo, uma educação que forma para o exercício da cidadania, não apenas para oferecer serviços, as para praticar um protagonismo. Quem se integra a esta Jornada está se educando e educando aos demais”, finalizou o Reitor Wolmir Amado.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza. Integra a ampla programação da Jornada a já tradicional Feira da Solidariedade, que divulga o trabalho das obras sociais da Arquidiocese de Goiânia e os Jogos Universitários, voltado a população carente da região metropolitana de Goiânia, além da  Estação da Solidariedade, local destinado para receber doações de roupas, calçados, alimentos, brinquedos, roupa de cama e banho, cobertores e materiais de leitura. Tudo que for arrecadado será doado a entidades sociais.