Moradores aprovam mutirão de atendimentos públicos em um só lugar

Por Daniela Ribeiro

29 de junho de 2018

Por Daniela Ribeiro

29 de junho de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Completando um ano neste mês de junho, o programa Prefeitura em Ação tem como objetivo aproximar a administração pública da população da cidade e tem cumprido a sua missão, beneficiando milhares de pessoas a cada edição. No total das oito edições já realizadas, foram feitos mais de 160 mil atendimentos e este número vai aumentar com a realização da 9ª edição do mutirão, que contempla nesta semana os moradores dos bairros da Região da Vila Maria. “Tenho a certeza que os moradores da região estão contentes com este mutirão, pois temos tudo em um lugar só”, contou a moradora do Parque América, Cláudia Martins.

Nesta sexta-feira, 29 e sábado, 30, centenas de serviços estão disponíveis, gratuitamente, à população de Aparecida na estrutura montada na Avenida Odorico Nery, na Vila Maria. Todas as secretarias do município estão no local ofertando atendimentos de aferição de pressão, oftalmologia, odontologia, encaminhamento para o mercado de trabalho, assessoria jurídica, cadastro único, entrega de mudas nativas do cerrado, passaporte do idoso, cartão do estacionamento, corte de cabelo, entre outros.

Karla Cristina está desempregada há sete meses e viu no mutirão a oportunidade de conseguir um encaminhamento para o mercado de trabalho. “Eu quero poder voltar a ajudar na renda da minha família, por isso aproveitei e cheguei aqui bem cedo para conseguir uma vaga. Até porque depender dos outros é muito ruim”, disse ela que trouxe a carteira de trabalho para comprovar experiência. Quem também foi até a tenda do SINE foi a moradora da Vila Maria, Cirlânia Oliveira Lima.

“É muito bom ter este tipo de ação perto da casa da gente. Cheguei aqui 6h30 para pegar a senha para fazer tratamento dentário e depois vou passar no stand do SINE para ver se consigo uma colocação no mercado de trabalho”, comentou ela. E entre os stands era possível ver as pessoas com as mudas entregues pela Secretaria de Meio Ambiente. “Eu peguei uma árvore para plantar no quintal de casa que acabei de reformar e precisa de um verde”, salientou José da Silveira, morador do Residencial Cândido de Queiroz.

Entre os serviços mais procurados na área da Saúde, a oftalmologia distribuiu na manhã desta sexta-feira, 29, 300 senhas de atendimento. No sábado serão entregues outras 450. O senhor Raimundo Mendes mora no Jardim Riviera e foi até o mutirão para fazer o exame de vista. “Muitas vezes não temos condições de ir a uma clínica e esse movimento da Prefeitura ajuda nesse processo. Cheguei bem cedinho, peguei minha senha e fui atendido muito bem. Parabéns a todos”, enfatizou o morador.

Outro beneficiado com o mutirão de atendimentos foi o aposentado Martins Francisco de Almeida Neto, de 64 anos. Ele contou que estava precisando há muito tempo do cartão de estacionamento do idoso, mas nunca tinha tempo de ia até a Secretaria de Mobilidade. “Eu moro aqui pertinho e estou aproveitando esta ação da Prefeitura para fazer meu cartão de estacionamento. Agora não precisarei mais estacionar longe do meu destino por não achar vaga. Agora estou autorizado a parar na vaga reservada”, pontuou.

Meninos aproveitam para jogar pebolim e ping pong na área da Secretaria de Espote, Lazer e Juventude. Foto: Rodrigo Estrela

Esporte e Lazer – A criançada também tem vez no Prefeitura em Ação. Isso porque as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Educação e Cultura disponibilizaram mesas de jogos coletivos e também pinturas faciais e desenhos, além da distribuição de pipoca. O adolescente João Manoel de 15 anos mexia com agilidade seus jogadores no pebolim. “Minha primeira vez e já ganhei de outros três. Estou gostando muito”, contou o menino sem parar de jogar. “Eu gosto muito de pintar, mas nem sempre tenho lápis e caderno. Aqui tem tudo, é muito bom”, relatou Michele Cristina de 9 anos que aproveitou o stand da Cultura para pintar uma princesa em seu castelo.