Moradores da Chácara São Pedro e região são beneficiados com ônibus itinerante do CadÚnico

Por Maria Jessyca Queiroz

5 de junho de 2019

Por Maria Jessyca Queiroz

5 de junho de 2019


Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade do estado de Goiás a implantar o Ônibus Itinerante para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A unidade móvel foi viabilizada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social em 2017, com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das famílias e cidadãos aparecidenses aos programas sociais do Governo Federal. E  dentro deste objetivo, o micro-ônibus esteve nesta quarta-feira, 05, no Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, no setor Chácara São Pedro. O espaço foi disponibilizado pela diretora Maria das Dores Bezerra.

“O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os benéficos do governo federal e funciona também como uma pesquisa da situação da população dos municípios. Por exemplo, por meio dos cadastros conseguimos ver a maior vulnerabilidade, consegue identificar os bairros que precisam de saneamento, que ainda não tem asfalto e ele é garantia de direitos”, disse a coordenadora do Cadúnico Yohana Oliveira.

A secretária Kelle Raiane Bueno, de 28 anos, compareceu ao espaço para atualizar o seu  cadastro com a finalidade de prestar um concurso e ser isenta da taxa. “A Assistência Social em geral ela é muito importante porque a gente sabe que o nosso país é basicamente empobrecido e a maioria da população precisa. Então, qualquer programa que vem para beneficiar é bem-vindo”, conta.

Para se cadastrar, as famílias precisam cumprir os seguintes requisitos: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total da família de até três salários mínimos. Pessoas sozinhas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, também podem se cadastrar desde que preenchem os requisitos relacionados a baixa renda. Para se cadastrar é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais de quem reside no mesmo domicílio. Maiores de 18 anos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda e de endereço; Menores de 18 anos: Certidão de Nascimento, CPF e Declaração Escolar.

“Nosso objetivo é o de atender da melhor forma todas as famílias de Aparecida. Por isso o micro-ônibus é tão importante, pois ele aproxima do cidadão dos serviços sociais que ele necessita. Hoje temos cerca de 35 mil famílias cadastradas e destas, quase cinco mil precisam atualizar seus cadastros. Ir até os bairros ajuda nesse recadastramento, assim ninguém fica sem receber o benefício, que tanto ajuda nas contas familiares no fim do mês”, salientou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

CADÚnico – O Cadastro Único é um registro criado pelo o Governo Federal para identificar e caracterizar pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social devido à baixa renda e direcioná-las aos programas sociais como Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada (BPC), Isenção de Taxas para concursos públicos, Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Carteira Idoso, entre outros.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)