Moradores da região do Expansul vão ganhar Centro Comunitário

Por Klau Bueno

26 de junho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Apoiar o desenvolvimento de crianças e seus familiares oferecendo um espaço seguro onde eles possam ser acolhidos é o objetivo do Centro Comunitário que será construído no Setor Expansul, em Aparecida de Goiânia. A atividade diária do espaço será na área de educação infantil, mas a população também terá à sua disposição cursos profissionalizantes e, por meio de mutirões, atendimentos médicos e oftalmológicos, tudo de graça. O lançamento da Pedra Fundamental da obra aconteceu na tarde desta terça-feira, 26.

O projeto sairá do papel graças a uma parceria entre a Prefeitura de Aparecida, que doou a área de 3.256 metros onde o Centro será erguido, e três entidades religiosas: Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás; Igreja Católica e Igreja Metodista. A área fica no cruzamento das Ruas Miosotis, Amarilis e dos Gerânios.

“Desde quando era presidente da Câmara conhecia o projeto e agora tenho o prazer de colaborar com a obra que vai beneficiar tantas famílias e crianças desta região como prefeito de Aparecida”, disse o prefeito Gustavo Mendanha, que participou do lançamento. “Reafirmo aqui o compromisso da Prefeitura até que esta obra seja concluída e, depois, para colocar os serviços para funcionar”, garantiu.

Segundo o prefeito, o apoio da administração municipal vai continuar por meio da mão de obra, já que a obra será executada por servidores da Prefeitura. “Estou muito feliz por estar aqui e dar o ponta pé inicial para que possamos, o mais breve possível, receber as crianças da região aqui e dar assistência a elas”.

O Padre Rafael Magul da Igreja São Nicolau e responsável pelo projeto do Centro Comunitário junto à Sociedade Beneficente Ortodoxa agradeceu o empenho do prefeito Gustavo Mendanha e das demais instituições parceiras. “Em nome de nossa comunidade, agradeço a todos. Não fale de sua fé. Que sua obra fala de sua fé. Os necessitados não têm religião, por isso as religiões devem se unir para ajudar os necessitados”, exclamou.

De acordo com o coordenador da obra, a expectativa é de que a primeira etapa, com 50% da capacidade de funcionamento, já receba crianças a partir do primeiro semestre de 2019. “Vamos iniciar com 100 crianças de toda a comunidade com prioridade total para os necessitados, sendo que uma parte das vagas será destinada a refugiados haitianos no Brasil”, esclareceu.

Participaram do lançamento da Pedra Fundamental presidente e vice-presidente da Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás, Renato Pedreiro Miguel e Ricardo Rabahi, respectivamente, Irmã Glória da Pastoral do Migrante da Igreja Católica, Pastor Dorval Nodieu da Comunidade Haitiana em Aparecida de Goiânia e o arcebispo Dom Damaskinos Mansour, maior autoridade da Igreja Ortodoxa no Brasil que veio de São Paulo para abençoar o local e entregar um quadro com Jesus Cristo para o prefeito Gustavo Mendanha.

Homenagem

O Centro Comunitário São Juliano receberá este nome em homenagem a Juliano Dawailbi, que foi um trabalhador da igreja. A viúva Meire Silva Dawailbi e a mãe Geanete Dawailbi do homenageado comemoraram o reconhecimento. “É uma satisfação ver que o trabalho do meu marido foi reconhecido. Ele sempre foi trabalhador da paróquia e é gratificante. Para mim, é uma forma dele ser eternizado não apenas para nós, mas com todos que o conheceram”, acrescentou Meire.