Moradores da Vila Maria têm novas opções de lazer ao ganharem Praça

Por Klau Bueno

29 de junho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Espaço inaugurado nesta sexta-feira, 29, tem Academia da Saúde, playground, piscina de areia, mesas com acentos, bancos, pista de caminhada de 377 metros e campo de futebol

Ainda era dia quando a criançada tomou conta dos espaços liberados na nova Praça Bento Alves Ferreira, que seria inaugurada a noite pela Prefeitura de Aparecida. A cena deixa evidente que o ambiente era desejado e esperado pelos moradores da região da Vila Maria. A inauguração, que faz parte dos benefícios entregues dentro da 9ª edição da Prefeitura em Ação, aconteceu na noite desta sexta-feira, 29, pelo prefeito Gustavo Mendanha e demais autoridades. A Praça fica no cruzamento da Avenida Odorico Neri com a Rua Heno Jácome, no setor Vila Maria.

Entre as opções de lazer disponíveis na nova Praça estão Academia da Saúde com 12 equipamentos diferentes, playground com brinquedos dentro de uma piscina de areia, mesas com acentos, bancos, pista de caminhada de 377 metros e campo de futebol. A auxiliar de serviços gerais Josefa da Silva lembra que há poucos dias o que se via no local era bem diferente. “Aqui não tinha nada, só o terreno com capim e um limpo onde os meninos jogavam bola. Para brincar as crianças tinham que ir para a Vila Alzira e para caminhar a gente tinha que andar na rua ou envolta da escola”. Quando perguntada sobre a nova realidade até o semblante mudou. “Isso aqui é um céu”, descreveu sorrindo.

Outro morador que fez questão de explicar a diferença entre o antes e o depois foi o Luciano Cosmo, popularmente conhecido como Luciano do Espetinho. Ele mostrou fotos do que existia na área no dia 24 de maio, há somente 35 dias. “Essa praça era um desejo antigo da gente. Antes era só mato e sujeira aqui”, lembrou.

O prefeito Gustavo Mendanha, que fez questão de voltar a tempo de São Paulo onde passou o dia em busca de parcerias para a saúde em Aparecida,  destacou o trabalho dos servidores da Prefeitura. “Eles que fazem tudo na Praça, exceto os equipamentos da academia. Eles produzem os bancos, o playground e tudo mais. Se prepararam para isso”, reconheceu. “Fizemos essa Praça linda para vocês. Usem com carinho e ajudem na preservação do espaço”, disse o prefeito.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Veter Martins, ex-secretários Max Menezes e Ozair José, vereadores Almeidinha, Edinho, João Santana, Nascimento Mazinho do Madre Germana e Valdemir Souto e o coordenador do projeto das homenagens Colatina.

Aparecida em Ação
O projeto Prefeitura em Ação tem como objetivo aproximar a administração pública da população da cidade e tem cumprido a sua missão, beneficiando milhares de pessoas a cada edição. No total das oito edições já realizadas, foram feitos mais de 160 mil atendimentos e este número vai aumentar até este sábado, 30, às 14 horas, com o final da realização da 9ª edição do mutirão.

Até amanhã a população terá acesso a serviços como atendimento jurídico; cadastro no programa Bolsa Família; DPVAT; encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine; emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência; emissão de alvará simplificado de uso de solo; escova e corte de cabelo; distribuição de mudas, fotos 3×4 e exames e consultas oftalmológicas e odontológicas.