Moradores de Aparecida passam a receber alerta de desastres naturais da Defesa Civil

Por Rodrigo Augusto

26 de janeiro de 2018

Por Rodrigo Augusto

26 de janeiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Para receber as notificações por SMS gratuitamente, o cidadão deve enviar o CEP de onde mora para 40199

Desde a última segunda-feira, 15, moradores de Aparecida de Goiânia recebem mensagens com alertas de desastres naturais por meio de SMS. O serviço da Defesa Civil Nacional em parceria com as operadoras telefônicas informa o cidadão sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos. Para receber as notificações, o usuário precisa se cadastrar na plataforma, enviando o CEP de onde mora para o número 40199. O serviço, que é gratuito, já é disponibilizado no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O monitoramento de pontos considerados críticos e o envio dos alertas são feitos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, que analisa de forma simultânea dados de nove pluviômetros e de um radar hidrológico que medem o índice de chuvas e a profundidade do Ribeirão Santo Antônio, um dos principais córregos da cidade. “Esse serviço é fundamental para que possamos realizar ações preventivas e tomar decisões imediatas quando necessário. Também podemos avisar o cidadão antes que aconteça algum fenômeno natural de risco em nossa cidade”, ressalta o secretário de Meio Ambiente Ezizio Barbosa.

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do município, existem 53 erosões, 22 pontos de risco, 22 pontos de alagamento e 20 áreas de risco em Aparecida. Ao todo, são 117 áreas vulneráveis. “Nossa preocupação é com a segurança da população, preservação ambiental e com a infraestrutura da cidade. Com essas informações e auxílio da tecnologia, iremos trabalhar com maior rapidez, evitando acidentes e preservando vidas”, assegura o superintendente de proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso.
O serviço de envio de alerta por SMS já funciona em cerca de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão. No Brasil, Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quase dois milhões de pessoas já se cadastraram, tendo sido enviados 1.775 alertas e aproximadamente 25 milhões de mensagens de texto.

ATENDIMENTO
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (62) 3545-6036, (62) 8471-5300 e (62) 8471-7800. Os telefones funcionam 24 horas. Outra opção, caso a pessoa não se lembre dos números, é ligar no 199, que é da Defesa Civil Estadual ou no 193 do Corpo de Bombeiros. O órgão fará a triagem da ocorrência e encaminhará imediatamente à Defesa Civil de Aparecida.