Moradores de região erosiva na Vila Brasília já comemoram fim do problema

Por Frederico Noleto

21 de setembro de 2017

Por Frederico Noleto

21 de setembro de 2017

Foto: Frederico Noleto

Aparecida de Goiânia, 21 de setembro de 2017 – Após ver o problema da erosão do bairro persistir por décadas, os moradores da Vila Brasília já respiram aliviados com a chegada da solução. A obra de recuperação e ampliação do sistema de captação e de drenagem da Avenida Anápolis se encontra em fase final e deverá ser concluída nos próximos 20 dias. Atendendo a um pedido feito pelo prefeito Gustavo Mendanha – que em sua campanha havia prometido resolver o problema histórico da região de forma definitiva – as máquinas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) entraram em campo em julho deste ano e as equipes trabalham de sol a sol. “Trata-se de um projeto bastante arrojado, que vai solucionar o problema da captação das águas de toda a região, inclusive dos bairros de Goiânia que terminam descendo até aqui” – explica Mário Vilela, secretário de Infraestrutura.

“Até que enfim temos aqui uma obra consistente. Realmente parece coisa de primeiro mundo. Está ficando cem por cento” – comemora Antônio de Souza, morador da região há mais de 40 anos. Ele conta que viu seus imóveis desvalorizarem bastante por conta do problema mas que agora está confiante de que a solução chega para ficar. Além de modernizar o sistema de drenagem e de captação do bairro, o projeto também prevê a correta destinação das águas pluviais no leito do Córrego Pipa, com a construção de um bueiro celular e de um sistema de gabiões. Por fim, será refeita toda a pavimentação da Rua São Vicente, que corta a Avenida Anápolis e que teve seu asfalto totalmente tomado pela erosão do local.

“A pavimentação da Rua São vicente será muito útil para melhorar a interligação entre a Vila Brasília, a Vila Sul e o Parque Real” – lembra o morador. O engenheiro responsável por fiscalizar a obra, César Augusto Estrela, explica que o projeto se encontra em fase final. “Tanto a parte do sistema de gabiões e de dissipação da força das águas no córrego quanto a de implantação das galerias já estão em vias de serem concluídas. Na próxima semana já iniciaremos a fase de pavimentação da Rua São Vicente e, por fim, implantaremos 10 novas bocas de lobo para resolver de forma definitiva o problema da captação e da drenagem” – pontua o engenheiro.

A obra, que conta com recursos do Tesouro Municipal, tem custo aproximado de R$ 520 mil e está sendo realizada com pessoal próprio da Seinfra. “Está sendo feita uma super captação de águas desde a Avenida Anápolis, que é uma das principais da região e que acaba recebendo águas do Bairro Santo Antônio e demais bairros adjacentes de Goiânia. Por conta desse grande volume estamos fazendo uma super captação dessas águas pluviais, com tubulações que irão suportar tranquilamente essa demanda” – complementa Mário Vilela. Para isso, além dos tubos de 1000 milímetros que já existiam no local, a Seinfra está implantando outros 600 metros de galerias com tubos de 1500 milímetros, mais do que duplicando a vazão. Para solucionar o problema da captação, todas as bocas de lobo que serão instaladas terão abertura tripla, o suficiente para acabar com os alagamentos históricos da avenida durante os períodos chuvosos.