Moradores do setor Serra Dourada e região recebem mutirão de atendimentos gratuitos

Por Rafael Freitas e Rackel Vieira

24 de maio de 2019

Por Rafael Freitas e Rackel Vieira

24 de maio de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Durante uma semana, prefeitura realizou serviços de infraestrutura e urbanização em quinze bairros; população recebe hoje e amanhã, centenas de atendimentos gratuitos de saúde, regularização do Título de Eleitor, assistência social e justiça

O setor Serra Dourada e outros quatorze bairros estão sendo contemplados, desde o dia 20 de maio, com a 16ª edição do Prefeitura em Ação. Realizado em forma de mutirão, o projeto leva centenas de serviços e atendimentos públicos para milhares de moradores da região. Durante uma semana as equipes de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Saúde e Meio Ambiente estão trabalhando nos bairros, executando serviços essenciais de manutenção da iluminação pública, limpeza urbana, combate à dengue, sinalização, recapeamento da malha asfáltica, etc. E para encerrar as atividades, a prefeitura ainda realiza o mutirão de atendimentos gratuitos, essenciais para a população, nas áreas de saúde, assistência social, emissão de documentos e justiça.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, o mutirão é uma oportunidade de levar a prefeitura para mais perto da população. “Fico muito feliz em cumprir com meu papel de prefeito e trazer serviços e atendimentos da prefeitura para milhares de moradores dessa região. Essa também é uma oportunidade que eu aproveito para estar mais próximo dos moradores e atender diretamente as reivindicações e demandas”, destacou o gestor pontuando ainda que em junho o programa completa dois anos e atingirá a marca de quase meio milhão de pessoas atendidas de forma direta.

O coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, destaca que o mutirão acontece de forma concentrada e leva toda a estrutura da administração para uma determinada região. “Dessa vez, as equipes da prefeitura estão concentradas no setor Serra Dourada e outros quatorze bairros. Equipes de todas as secretarias da prefeitura se deslocam para a região e realizam diversos serviços operacionais, que vão desde a limpeza de áreas públicas e lotes baldios até atendimentos de saúde, emissão de documentos e outras prestações de serviços públicos a população”, ressaltou.  

FOTO: Rodrigo Estrela

O vereador Rosildo Manoel, que mora na região beneficiada pelo projeto, destaca a importância do mutirão, que é realizado nos bairros de Aparecida. “Esse é um mutirão com resultado positivo porque traz toda a estrutura da prefeitura para mais perto das pessoas. O mutirão nos bairros descentraliza os serviços disponíveis da administração municipal, facilitando o acesso da população e ampliando a prestação de serviço público na cidade”, ressaltou o parlamentar, que junto com os vereadores Elias Junior, Hilário Giacomet e Isaac Martins, marcou presença na manhã desta sexta-feira, 24, no primeiro dia do mutirão de atendimentos essenciais a população, na Escola Municipal Neivio Rocha Barbosa.

Mutirão de Atendimentos – Milhares de moradores da região do Setor Serra Dourada foram até a Escola Municipal Neivio Rocha Barbosa, no setor Andrade Reis na manhã desta sexta-feira, 24. A atendente Glauciane dos Santos, 29, acordou cedo para emitir a segunda via de identidade. “Perdi meu documento já faz alguns meses e por conta do trabalho, eu nunca tinha tempo para resolver a situação. Agora com os serviços do lado da minha casa consegui resolver”, contou.

O lavrador Osvaldo Flora dos Santos, de 58 anos, aproveitou o mutirão para cortar o cabelo. “Eu vim dar um tapa no visual e procurar outros atendimentos. O que eu mais gostei é tudo é gratuito e ainda não precisei andar muito. Muito bom ser bem atendido e saber que a iniciativa da prefeitura está beneficiando a nossa região”, destacou o morador do setor Cidade Livre. 

Nesta 16ª edição do projeto, a novidade é a emissão e regularização do Título de Eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-Goiás) e a realização de exames de eletrocardiograma para pessoas que apresentarem encaminhamento médico. O mutirão de atendimentos acontece também neste sábado, dia 25, no mesmo local, das 8h às 13h. 

A população teve acesso ainda a orientação jurídica, cadastro para programas sociais, como o Bolsa Família, por meio do CadÚnico, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4, emissão de identidades e carteira de trabalho. 

Na área da saúde, estão sendo oferecidos atendimentos de oftalmologia, odontologia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, exame de ultrassonografia, abordagem básica do fumante (teste de intoxicação) e saúde mental, além de orientações sobre dengue e vigilância sanitária. A doméstica Sidelcina Francisca Barbosa, de 44 anos, precisou atualizar seus dados no Cadastro Único para voltar a receber o Bolsa Família. 

“Minha renda é pouca e lá em casa minha família precisa muito, então vim aqui tentar desbloquear o benefício”, disse a moradora que ainda aproveitou para fazer consulta no oftalmologista. Ana Francisca Alves de Souza, que mora no Marista Sul, também procurou o oftalmologista. “Eu tenho diabete e minhas vistas estão muito atacadas, precisava muito passar por consulta. Estou muito feliz que deu tudo certo”, comemorou. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)