Moradores do Veiga Jardim comemoram inauguração de praça no bairro

Por Rodrigo Augusto

25 de novembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Parte do céu do Setor Veiga Jardim IV ficou iluminada exatamente às 18h56 na noite desta segunda-feira,25, quando o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, inauguraram a Praça José Coutinho de Abreu na Avenida Desembargador Eládio de Amorim. Os fogos de artifícios anunciaram que o espaço público estava oficialmente entregue aos seus donos: os moradores do bairro e toda região.

O novo espaço de convivência, lazer e prática de atividade física foi construído em um local estratégico do bairro e conta com área total de 5.620, 00m².  A Praça José Coutinho de Abreu chama atenção pela quantidade de equipamentos que possui. Em um mesmo local, o cidadão pode desfrutar de pista de caminhada, academia aberta, bancos de madeira, pergolados, jogo de mesas construídos com eucalipto tratado, playground, campo de futebol cercado por alambrado, iluminação com lâmpadas de led, ornamentação paisagística, gramado, lixeiras e rampas de acessibilidade.

Duildo Alves da Silva e a filha Valentina prestigiaram inauguração da praça (Foto: Enio Medeiros)

Pai da pequena Valentina, de dois anos, e morador há seis anos do Veiga Jardim IV, Duildo Alves da Silva acompanhou a solenidade de inauguração da praça com entusiasmo. “Aqui (no bairro), tem muitas crianças e jovens que poderão aproveitar a praça e o campinho. É uma diversão a mais para os moradores da região. Agora, as pessoas não vão precisar se deslocar daqui para outros locais porque elas já têm esse benefício”, disse o morador em tom de comemoração.

A construção da praça melhorou a qualidade de vida dos moradores e também o visual do bairro. Antes, os mais de 5.600m² eram utilizados para descarte de lixo e entulho, deixando preocupadas centenas de famílias da região. “Não tem como comparar. Era tudo cheio de mato, o pessoal jogava lixo, a prefeitura tirava , mas logo depois estava cheio de lixo novamente. Ficou totalmente diferente do que era antes”, aponto Duildo ao se recordar do terreno onde foi construída a praça.

Praça José Coutinho de Abreu conta com campo de futebol , pista de caminhada, projeto paisagístico e muitas outras atrações (Foto: Enio Medeiros)

Acompanhada pela família, a dona de casa Maria Odete Rocha prestigiou a inauguração do espaço público. Em poucas palavras ela demonstrou que a obra já representa muito para a região. “Essa praça foi uma benção para nós; maravilhoso. Tudo de bom”, sublinhou. A moradora já elegeu um cantinho da praça como preferido. “O que mais gostei foi da academia. Além de caminhar também podemos fazer exercícios aqui”, brincou.

Acompanhada de familiares e amigos, a aposentada Maribora Sales Santos acompanhou de perto a transformação do terreno que fica em frente sua casa.  A moradora festejou a entrega da praça à população .“Essa praça nos engradeceu muito com a academia aberta da terceira idade, tem o campinho para as crianças extravasarem suas energias, tem ali a casinha para as crianças de quatro , cinco anos brincarem. Agora, nós temos um espaço para reunirmos os filhos e os netos no domingo à tarde. Torço para que essa praça seja mantida e conversada”, apontou.

Centenas de pessoas foram conferir de perto como ficou a nova praça (Foto: Enio Medeiros)

Durante a inauguração, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a Prefeitura de Aparecida está construindo e reformando praças em todas as regiões da cidade. O gestor pontou ainda que esses espaços são de toda comunidade e devem ser compartilhados e preservados. “Estamos entregando um espaço novo com inúmeras atrações para as famílias dessa região. Aqui, o pai pode fazer sua caminhada, a mãe pode se exercitar na academia enquanto os filhos brincam ou jogam futebol. É um espaço totalmente revitalizado que deve ser utilizado e também preservado por todos. Até o final de nossa gestão iremos entregar e/ou reformar 100 novas praças em toda cidade”, frisou Mendanha.

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes enalteceu o empenho de cada servidor que trabalhou na construção da praça e apontou que muitos outros bairros também serão beneficiados com novos espaços de lazer e convivência. “Estamos inaugurando o 43º terceiro espaço revitalizado em Aparecida. Isso é motivo de felicidade para todos nós; ao podermos entregarmos benefícios para as pessoas. Não é fácil, mas estamos trabalhamos para que tivéssemos os recursos para executar essa obra. Hoje, é um dia muito feliz para todos nos. Vamos continuar para que até o final da gestão possamos entregar 100 ou mais espaços como esse”, disse.

Homenagem

José Coutinho de Abreu foi morador do Veiga Jardim. Ao longo de décadas morando na região, ele amparou centenas de pessoas através do trabalho religioso que desenvolveu na Igreja Assembleia de Deus. Nesta segunda-feira, membros da família lembram do patriarca com saudade e muita emoção. “Essa homenagem representa uma grande honra para toda família. A prefeitura está homenageando um homem que fez história. Era um homem simples do interior, mas muito honrado”, disse Alvessímo Pereira de Abreu que viajou 300 quilômetros para prestigiar a  inauguração da praça que recebeu o nome de seu pai.