Moradores e comerciantes aprovam novo estacionamento no canteiro central da Avenida Perimetral

Por Thiago Oliveira

19 de outubro de 2022

Por Thiago Oliveira

19 de outubro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Espaço de 1.796 m2 deve auxiliar clientes e funcionários do comércio local, além de garantir o desembarque e a travessia tranquila de alunos para as escolas da região

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deve entregar mais um estacionamento voltado para os motoristas que circulam na região do Centro da cidade. A Avenida Perimetral, que dá acesso à Avenida Independência agora tem um novo espaço para abrigar carros e motos.

O local reservado fica na ilha da Avenida Perimetral e faz conjunto com um estacionamento já existente em frente ao Sesi de Aparecida. O novo empreendimento fica mais próximo da Avenida Independência e permite retirar os carros estacionados das ruas e agrupá-los em um local seguro e de fácil acesso para todas as direções da via.

Aparecida de Goiânia

Para Sandra Maria Souza, proprietária de um restaurante da região, o novo estacionamento vai ser útil principalmente quando houver eventos no Sesi. “Nesses dias a gente quase não consegue estacionar por conta do alto número de veículos, então o novo estacionamento vai ajudar a desafogar isso. Vai ser útil para todos nós”, comentou.

Além do restaurante, o novo estacionamento atende também a população que frequenta o Parque da Família, as lojas do shopping e vários comércios que são beneficiados com um espaço para que proprietários, funcionários e clientes tenham onde deixar o veículo com segurança. A obra orçada em R$ 13.247,48 conta com 1796 m2 e deve comportar cerca de 23 veículos.

Segurança de alunos

Outra demanda que o estacionamento atenderá é a de segurança de alunos, pais e professores das instituições de ensino no entorno da Avenida Perimetral. Não só a escola do Sesi como um centro educacional infantil ganham maior segurança no trânsito dos alunos entre o carro e a escola com um espaço que facilita o desembarque.

“O estacionamento beneficiou muito a gente aqui principalmente nos momentos de alto fluxo como no período de entrada e saída dos alunos. Aqui eles conseguem descer com segurança, pegar a mochila e atravessar a rua com tranquilidade”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola infantil, Iracema Medeiros.

Obra

Com a parte de preparação do solo e pavimentação já realizada, o estacionamento agora recebe a instalação do meio-fio que deve ser finalizado até a próxima segunda-feira (24/10). Após isso, a Secretaria Executiva de Mobilidade de Aparecida (SMTA) realiza a sinalização horizontal e vertical, além da demarcação das vagas.

A mobilidade de Aparecida é favorecida com obras como estas, que retiram das ruas os carros estacionados para dar mais espaço ao trânsito dos veículos. “Tirar o carro das ruas ajuda não só os motoristas como os pedestres também, que circulam com mais segurança”, afirmou Johnatan Alves, gerente de uma loja de autopeças da Avenida Perimetral.

Por conta de uma rede de distribuição de energia passar sobre o local, alguns motoristas ficam receosos ao estacionar na região. No entanto, a SMTA garante que o local é seguro. “Nós obedecemos às normativas da Enel e por isso esse é um estacionamento seguro no que diz respeito a rede de energia”, pontuou o secretário Executivo de Mobilidade, Sérgio Carvalho.