Moradores e lideranças do Aeroporto Sul são homenageados pelos serviços prestados à comunidade

Por Rodrigo Augusto

8 de dezembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

8 de dezembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Na noite da última sexta-feira, 07, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia homenageou homens e mulheres que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do Setor Aeroporto Sul e região. A iniciativa reconhece o trabalho e a dedicação de moradores e lideranças comunitárias que ao longo de décadas  se esforçaram para fazer do local onde moram um lugar cada vez melhor para se viver. A homenagem é uma das atividades da 12ª edição do Prefeitura em Ação – mutirão de serviços e atendimentos que beneficiou milhares de moradores da região até este sábado, 8.

“Estamos aqui reunidos para homenagear pessoas que fazem a diferença nesta região hoje e também aqueles líderes que já partiram e não estão mais entre nós. Quando alguém se envolve com sua comunidade, se preocupa em melhorar sua região; pensa na coletividade e avança em cidadania nós temos uma cidade cada vez melhor para se viver”, essas são algumas palavras do texto lido no início da solenidade pela diretora da Maternidade Marlene Teixeira, Luciene Morais, que mora na região, em referência aos homenageados.

Dezenas de pessoas se reuniram no ginásio de esportes da Escola Municipal Santa Tereza de Ávila onde o prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins, o vereador Gilsão Meu Povo e outras lideranças reconheceram o esforço e dedicação de cada  homenageado da noite. “Hoje, estamos aqui para reverenciar aqueles que nos últimos 20, 30 , 40 anos se dedicaram em melhorar essa região. Essas pessoas vieram para cá quando não havia nada aqui, acreditando em Aparecida. E estou aqui para dizer muito obrigado a cada um delas. Vamos entregar um certificado que é um simples pedaço de papel frio, mas se você colocar a história que viveu aqui neste certificado ele terá muita importância”destacou o prefeito.

Moradora da região há 14 anos, a fisioterapeuta Magda Bueno lembra das dificuldades que já enfrentou e aponta que valeu a pena acreditar no desenvolvimento do bairro. “Quando chegamos aqui só tinha mato, éramos julgados por morar em um lugar sem nenhuma infraestrutura. Hoje, está melhor. Tem asfalto, escolas, unidade de saúde . Nossa vida melhorou muito nos últimos anos com o trabalho do ex-prefeito Maguito, do vereador Gilsão e agora também com o trabalho do prefeito Gustavo”, salientou a moradora.

Representante da região, o vereador Gilsão Meu Povo aproveitou a oportunidade para apresentar à comunidade uma série de obras que foram e estão sendo realizadas pela Prefeitura de Aparecida. O parlamentar, que fez uma surpresa ao prefeito, exibiu um vídeo de quatro minutos mostrando o que está sendo feito na cidade. “Exibimos o vídeo para que as pessoas possam saber o que está acontecendo em Aparecida. A cidade é muito grande e, às vezes, quem mora em uma região não fica sabendo o que está sendo realizado em outra e que acaba beneficiando todos os moradores”, explicou ele antes de também parabenizar todos os homenageados. “Vocês merecem todas as honrarias”.

Minilab Cidadão

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) entregou durante a cerimônia de homenagem, kits de ferramentas do projeto Minilab Cidadão para a Associação de Moradores do Jardim dos Ipês, a única regularizada na região do Setor Aeroporto Sul, onde foi realizado durante toda semana a 12ª do mutirão Prefeitura em Ação.

As associações de moradores dos setores Retiro do Bosque e Cidade Livre também receberam os kits de ferramentas do projeto Minilab. Inicialmente, 10 entidades comunitárias que estiverem regularizadas serão beneficiadas. Cada kit contém 26 peças entre alicates, chaves de fenda, ferro de solda, lixadeira, parafusadeira, brocas, lixadeira, martelo, micro retífica, pulverizador de tinta elétrica, serrote e etc.

Para o presidente do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP), Claudiomir Gomes, os kits além de beneficiar a população ainda incentivam as associações não regularizadas a se regularizarem. “Com entrega dos kits, os presidentes de associações estão mais atentos para legalizarem o registro das instituições comunitárias que ainda não se adequaram a legalidade”, destacou

Para ter acesso às ferramentas, o cidadão deverá solicitá-lo na Associação de Moradores do bairro onde mora, apresentar documentos pessoais e fazer um cadastro para o empréstimo e devolução do kit de ferramentas no prazo de 24h.

O MiniLab é um projeto voltado para a comunidade e consiste na rede de compartilhamento de peças, equipamentos e ferramentas, além da formação de conhecimento por meio de oficinas, onde a comunidade tem a oportunidade de usufruir de equipamentos públicos de forma simples e fácil para realizar pequenos reparos com o manuseio de peças e equipamentos de manutenção, que seja possível desenvolver até mesmo projetos pessoais criativos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, idealizador do projeto, informa que o Minilab visa à sociabilidade das pessoas e o conceito de compartilhamento no município. “Essa ação visa integrar e fazer com que qualquer pessoa que tenha vontade de operar ou necessidade de utilizar esses equipamentos, possa fazer com suas próprias mãos seus projetos pessoais, pequenos reparos ou desenvolva ações de criativas”, explicou.