Moradores em situação de rua ganham café da manhã especial

Por Rackel Vieira

17 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

17 de agosto de 2018

Foto: Jhonney Macena

Com o objetivo de confraternizar e estreitar as relações interpessoais e comunitárias dos moradores de rua de Aparecida de Goiânia que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) a Secretaria de Assistência Social realizou um café da manhã especial nesta sexta-feira, 17. A ação foi promovida em referência ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído em todo o país no dia 19 de agosto. A secretária de Assistência Social e primeira-dama Mayara Mendanha ressaltou a importância de ações como essa para incluir novamente essas pessoas na sociedade.

“Essa data é importante para refletirmos sobre a forma como a sociedade trata aqueles que tiveram o infortúnio de ir viver nas ruas. E deste que assumimos a Assistência Social, temos nos unido à eles, ouvindo diretamente suas histórias e ajudando na ressocialização junto à sociedade e principalmente no retorno ao convívio familiar desses moradores. Muitas vezes outras pessoas os tratam como invisíveis e esquecem que também são humanos, por isso, esse café da manhã e também as outras ações que realizamos, são a forma que encontramos de dizer que são importantes, que estamos aqui para ajudar e contribuir com a melhoria de vida de cada um ”, destacou Mayara Mendanha.

De acordo com a superintendente de Proteção Social Especial, Vânia França, a ação ocorre em alusão a um massacre ocorrido há onze anos na região central de São Paulo, quando dez moradores de rua foram atacados enquanto dormiam. “Essa data foi criada não para comemoração, mas para conscientizar sobre a existência dessas pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Devemos refletir se nós, enquanto cidadãos, temos feito algo benéfico em prol dessas pessoas. Além disso, a população precisa saber que existe um órgão público que realiza acolhimento e presta serviços à quem vive nessas condições”, destacou a superintendente.

Centro POP

O Centro Pop, coordenado pelos Centros de Referência e Assistência Social (CREAS), atende cerca de 1,8 mil pessoas e realiza uma média de 19 mil atendimentos por ano com ações voltadas para o atendimento, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua.  A unidade conta com profissionais capacitados para atendimento social e jurídico com o foco na reinserção social, além de realizar encaminhamentos à abrigos, mercado de trabalho, internação em centros de tratamento de usuários de drogas, mercado de trabalho, serviços de saúde e educação. O local ainda oferece três refeições diárias e espaço para higiene pessoal, emissão de documentos pessoais e reinserção ao convívio familiar.

“É muito importante prestar esses serviços aos que vivem nessas condições de rua. Todos precisam ter a garantia de seus direitos como cidadãos, terem acesso ao menos a um pouco de dignidade para que possam voltar a ter uma vida ativa e serem reinseridos em suas famílias e na sociedade. Além disso, precisamos quebrar o preconceito das pessoas sobre os moradores de rua. É o nosso papel fazer com que recuperem as esperanças”, pontuou a superintendente de Proteção Social Especial, Vânia França.

“Esse departamento é a menina dos meus olhos, pois tenho um carinho grande e muita vontade de investir nessa área e assim me dedicar mais a essas pessoas e ajudá-las a mudar de vida. A missão da Assistência Social, vai além de ser um dever com a população, trabalho com uma equipe que tem o sentimento do bem, que sente prazer em ajudar o próximo. Mas a responsabilidade não é somente do poder executivo. É das famílias,e de todos nós cidadãos”, reiterou a secretária Mayara Mendanha.

Daniel Santana de Sá Silva, 32, é morador de rua há quase três meses e encontrou no Centro POP um abrigo para suportar as dificuldades que enfrenta. “Passamos por muitas perrengues nas ruas, mas Deus envia pessoas para nos trazer um pouco de dignidade como a equipe aqui do Centro Pop. Aqui somos bem acolhidos e me sinto praticamente em casa, pois posso tomar banho, lavar roupas, comer e ainda ler um livro. Agradeço à todos pela paciência e carinho”, agradeceu.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

Aparecida de Goiânia conta ainda com os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que atendem os moradores de ruas que são usuários de drogas. O Criarte Vida compõe a rede de Saúde Mental do município e atende, atualmente, cerca de 1,2 adultos e 600 adolescentes e crianças. No local são realizados o acompanhamento clínico e a reinserção social das pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.