Movimento Rosa chama atenção para prevenção ao câncer de mama em Aparecida

Por Rackel Vieira

19 de outubro de 2021

Por Rackel Vieira

19 de outubro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

O evento contou com uma blitz de conscientização, distribuição de informativos sobre a campanha Outubro Rosa, além de ter proporcionado atividades físicas às participantes

Em alusão a Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou no final da tarde desta terça-feira, 19, a o Movimento Rosa, com a participação de centenas de mulheres. A ação, realizada no Parque da Família, teve como objetivo chamar atenção das pessoas que passaram pelo local sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

O evento contou com uma blitz de conscientização, distribuição informativos sobre a campanha, além de ter proporcionado atividades físicas às participantes, em parceria com a Academia Via Fit. O Movimento Rosa faz parte de uma série de ações que conscientizam as formas de diagnóstico e de prevenção por meio da qualidade de vida atrelada à saúde integrativa como bem-estar físico, mental, social e espiritual.

O tumor na mama é o principal causador de mortes por câncer entre as mulheres no Brasil, segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2020, mais de 18 mil mulheres morreram com a doença no país. Esse índice alarmante é uma preocupação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, que encabeçou a iniciativa de compartilhar informações sobre o câncer de mama e levar mensagens de conscientização, às mulheres e à toda a sociedade, sobre os riscos dessa doença.

“Algumas mulheres identificam alguma anormalidade em seu seio e protela o diagnóstico. Quando resolve procurar um atendimento médico, o câncer já está em fase avançada, podendo ser tarde demais. Então o nosso papel é chamar atenção dessas mulheres, à toda população através de compartilhamento de informações e movimentando a cidade sobre importância desse autocuidado“, ressaltou a secretária.

A secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza, que já venceu uma batalha contra o câncer de mama, destaca a importância de ações como essa para alertar as pessoas sobre a doença. “Além do Movimento Rosa para chamar a atenção da sociedade, a Secretaria realiza ao longo do ano, palestras, roda de conversas, encaminhamento para consultas médicas e muito mais. Como já passei pelo câncer, então sei que a mulher tem que estar no centro de sua prioridade então precisa de todo um aparato. Deve ter cuidado com a saúde física, mas a psicológica, social e espiritual também é importante”, destacou.

A movimentação no Parque da Família despertou atenção de Cledja Bezerra dos Santos, 41 anos, que estava passando pelo local no momento. Para ela, é muito importante o poder público proporcionar todo aparato à saúde da mulher. “Eu achei interessante a movimentação e vim procurar entender o que era. Eles passaram o que temos que fazer, onde buscar ajuda, como fazer o exame. A informação é importante, principalmente por parte do poder público. Com certeza vou levar adiante tudo que aprendi, às mulheres do meu convívio, do trabalho e da minha família”, disse.

Sintomas

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, a doença pode ser percebida em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Programação

Com o tema ‘Já cuidou de você hoje? ’, a campanha Outubro Rosa deste ano em Aparecida teve uma programação extensa e variada. Nesta segunda-feira, 18, uma palestra sobre o tema foi realizada na Maternidade Marlene Teixeira; no início do mês, a Secretaria Executiva da Mulher montou um estande no Buriti Shopping que conscientizou as mulheres que passaram pelo local, além de ter arrecadado lenços e turbantes que serão doados à Casa de Apoio São Luiz no próximo dia 27, no ‘Dia da Beleza’.

Foram preparados ainda, sete momentos de rodas de conversas realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Parque Flamboyant, Vila Souza, Cidade Vera Cruz II, Garavelo, Serra Dourada, Jardim Tiradentes e Nova Cidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)