Mulheres empreendedoras de Aparecida são homenageadas

Por Klau Bueno

17 de outubro de 2018

Por Klau Bueno

17 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Sessão especial de reconhecimento a 45 mulheres aconteceu na noite desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal

Mulheres empreendedoras de Aparecida de Goiânia e de Goiás foram homenageadas na noite desta terça-feira, 16, pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. A sessão especial, que foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, foi proposta pelos vereadores Rosildo Manoel, Ataídes Neguinho e Bira Contador. O presidente da Casa, Vilmar Mariano, mais conhecido por Vilmarzinho, presidiu a sessão que contou ainda com as presenças do secretário da Casa Civil Einstein Paniago e do vice-prefeito Veter Martins, representando o prefeito Gustavo Mendanha que estava em Brasília.

Ao todo 45 mulheres empresárias e empreendedoras foram reconhecidas pela coragem, determinação e força por se manterem firmes em um mercado tão competitivo. A certificação foi entregue nessa data pela passagem do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado em 5 de outubro.

A empresária e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludmylla Damatta, descreveu a noite como histórica por se tratar da primeira sessão em homenagem à mulheres empreendedoras de Aparecida. “A mulher caminha a passos largos, mas ainda temos muito a conquistar. Faltam mulheres na política, por exemplo, mas não por falta de mulheres capazes. Existe uma estrutura partidária que não permite que as mulheres rompam essa barreira, por isso precisamos de mulheres que levantam mulheres”, afirmou.

A Secretária Executiva da Mulher de Aparecida, Deni Souza, profetizou que no futuro a Câmara Municipal terá mulheres para representar a população. “Para isso precisamos empoderar as mulheres para que elas percebam sua capacidade. A Secretaria tem essa missão muito grande e tem todo o apoio do prefeito Gustavo Mendanha”. Ela ainda parabenizou as homenageadas. “Que vocês saiam daqui hoje com esse certificado em mãos e com a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou.

A empresária Valdirene Zilli falou da alegria em ser homenageada. “Quando recebemos essa homenagem ficamos muito felizes. Acho que os tempos mudaram e a mulher começou a realmente ter um lugar na sociedade. Mas esse lugar não conquistado foi à toa. Foi com muita dedicação, empenho e esforço. Somos mães, donas de casa, trabalhamos e empreendemos. Que Deus nos dê sabedoria para conseguirmos conciliar todas essas coisas”.

Os homens também aproveitaram a oportunidade para prestar homenagens às mulheres por meio de palavras. Veter Martins chamou a noite de “memorável”. “Vocês são muito importantes em todas as atividades que desenvolvem, quer seja cuidando do lar ou trabalhando. Todas aqui têm responsabilidades no lar e ainda desenvolvem outras atividades como empreender e gerar emprego, por isso reconhecer esse esforço é tão importante”, avaliou.

O presidente Vilmarzinho levantou o tema que a Câmara de Aparecida não tem nenhuma vereadora. “Enquanto isso as mulheres são quase 52% do eleitorado”, ressaltou, pontuando ainda que a homenagem vale para todas as mulheres do Brasil. “O certificado é apenas um papel, mas esta é uma forma que encontramos de agradecer a vocês que têm empreendido para que o nosso município cresça. Cada uma em sua área tem feito muito. Esse é o nosso jeito de dizer “obrigado”, de reconhece-las publicamente”, justificou.

Para Einstein Paniago, a homenagem é uma forma de inspirar as mulheres. “Assim podemos estimular outras mulheres para que elas sigam o mesmo caminho para que nesse sentido consigamos paulatinamente caminhar pela igualdade”, almejou.

Segundo o vereador Bira Contador, Aparecida está sendo construída a muitas mãos e as mulheres têm contribuído de forma especial “Vocês mulheres têm se destacado. Todas aqui têm jornada dupla e ainda empreendem. Sabemos que não é fácil e ainda assim são o espelho da sociedade. Não é à toa que os princípios básicos do empreender são visão e coragem, características inerentes das mulheres. Parabéns à todas”.

Rosildo Manoel colocou a Câmara à disposição das mulheres. “Estou aqui há quase 10 anos e nunca homenageamos as mulheres empreendedores. Estamos aqui para reparar esse erro. Aparecida tem crescido muito rápido e vocês têm feito a diferença, gerando emprego e renda para nossa cidade”, argumentou.