Mutirão Contra a Dengue chega à região do Santa Luzia

Por Frederico Noleto

13 de setembro de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Dando prosseguimento à política de controle dos focos do mosquito da dengue em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (16) a segunda etapa do Mutirão de Ação Municipal Contra o Aedes Aegypti. Desta vez os agentes de endemia visitarão domicílios e estabelecimentos comerciais dos setores Sítio Santa Luzia, Residencial Santa Luzia, Jardim Olímpico e Vila Brasília I. A ação acontecerá entre os dias 16 e 24 de setembro e deve envolver cerca de 40 trabalhadores.

Ao todo devem ser realizadas visitas em cerca 8 mil imóveis, além da coleta de pneus em borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios e de ações educativas. O coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira, comemora os números da primeira etapa e explica que a participação dos moradores é essencial. “Na última semana nossos agentes visitaram cerca de 13 mil imóveis na região do Buriti Sereno. Uma média diária de 50 para cada trabalhador. Encontramos focos do mosquito em apenas 15 desses imóveis” – pontua.

Ele explica que apesar de todas as ações tomadas ainda existe uma alta incidência de casos por conta do descontrole vetorial. “Por isso a importância de todos retirarmos ao menos 15 minutos para esta tarefa rápida, de vistoriar o quintal, checar calhas e se assegurar de que o lixo está acomodado de forma adequada. Não devemos dar chance ao mosquito” – completa. Ele explica que a campanha seguirá orientando os moradores como combater a proliferação do mosquito.

“O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Caixas d’ água também devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Fiscalizar o quintal e eliminar materiais que possam acumular água e servir de hospedeiro para as larvas tem que se tornar rotina”.

Serviço:
Assunto:
Mutirão Contra a Dengue no Buriti Sereno
Data: segunda-feira (16/09)
Local: UBS Jardim Olímpico (Av. Monte Carlo, 149-219 – Jardim Olimpico).