Mutirão da Saúde leva serviços de saúde para população próxima ao Aterro Sanitário

Por Camila Godoy

28 de março de 2018

Por Camila Godoy

28 de março de 2018


Foto: Wigor Vieira

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira, 28, o Mutirão de Atendimentos da Saúde no setor Continental. O evento ocorreu no Instituto Casa de Maria e atendeu mais de 100 moradores da região próxima ao Aterro Sanitário do município. Foram oferecidos atendimentos médicos de clínico geral, vacinação, exames preventivos, cadastramento no SUS e testes rápido para Sífilis, HIV e Hepatite B e C e acompanhamento de pré-natal.

Segundo o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia Edgar Tollini, que esteve presente no evento, a ação é uma iniciativa de um projeto maior que visa promover a assistência à saúde em todos os locais da cidade. “Este tipo de ação visa levar a Saúde para mais próxima da população que vive em situação de vulnerabilidade social. E em breve, outra ação como esta será realizada no setor Expansul, onde levaremos toda a equipe da secretaria para atender os moradores”, afirmou o secretário.

Um estudo realizado pela SMS identificou que 35 mulheres que moram nos setores Terra do Sol e continental estavam grávidas e ainda não haviam passado por avaliação médica. Jociane Jesus Silva, que está com 38 semanas e de gestação era uma delas. “Tentei fazer acompanhamento no Retiro do Bosque, mas não consegui ir com a frequência necessária, tendo me consultado apenas três vezes. O Mutirão veio excelente hora e o médico me avaliou, ouviu o coração do meu bebê e disse que ele está pronto para nascer”, relatou.

Os moradores também aproveitaram a ação para atualizar o cartão de vacinação e receberam doses das vacinas antitetânica, contra febre-amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola. As crianças da região que ainda não tinham cartão de vacina ou estavam com ele desatualizado receberam o documento e se imunizaram contra poliomielite, rotavírus, hepatite A, varicela, HPV, pneumo 10, meningite C, difteria, tétano e coqueluche.

A moradora do Setor Continental, Nayara Martins Soares, levou a filha de apenas um ano para vacinar. De acordo com ela, quase ninguém da vizinhança possui meio de transporte para procurar auxílio médico e que uma ação como esta faz toda a diferença na vida dos moradores. “Para ir até uma unidade de saúde é muito difícil, por isso parabenizo a ação da prefeitura, que ajuda a transformar nossas vidas”, comentou a moradora.

Satisfeitos com os serviços oferecidos, os moradores já aguardam novas edições do evento. “As pessoas daqui são muito carentes e o local é afastado. Ficamos muito felizes ao saber que o primeiro Mutirão da Saúde seria realizado aqui. E agora esperamos que a Prefeitura volte sempre para que possamos ter mais acesso aos serviços públicos. Essas consultas e exames nos trazem mais dignidade”, avaliou Mônica dos Gotim, moradora do setor Terra do Sol.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)