Mutirão da Vacinação tem 20 postos de vacinação neste fim de semana em Aparecida

Por Polliana Martins

14 de agosto de 2021

Por Polliana Martins

14 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Neste primeiro dia do Mutirão, além das vagas agendadas para 18 UBS’s e a Central de Imunização, os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades atendem normalmente das 8h às 17h, sem necessidade de marcação. Já amanhã, as atividades serão até o meio-dia em 10 UBS’s por agendamento

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, hoje e amanhã, 14 e 15 de agosto, o Mutirão da Vacinação Contra a Covid para aplicação da primeira dose das vacinas. A estratégia amplia a imunização contra o novo coronavírus no município, que atualmente contempla a população com mais de 24 anos de idade, e é destinada, principalmente, às pessoas que não podem se vacinar durante a semana ou que não que não têm veículos para ir até os drive-thrus. Ao todo, foram liberadas 5 mil vagas por agendamento no aplicativo Saúde Aparecida ou no site da Prefeitura.

“Hoje, além dos dois drives, da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, que não precisam de marcação prévia e que funcionam das 8h às 17h, estão funcionando, mediante agendamento, a Central de Imunização e 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em diferentes pontos da cidade. Amanhã serão 10 UBS’s abertas até o meio-dia. É uma grande mobilização que envolve centenas de profissionais e que está sendo muito bem-sucedida”, informa o superintendente de Atenção à Saúde Gustavo Assunção.

18 UBS’s no sábado

As 18 UBS’s do Mutirão deste sábado, 14, são as dos bairros Madre Germana, Mansões Paraíso, Pontal Sul II, Cruzeiro do Sul, Colina Azul, Bandeirantes, Jardim Riviera, Parque Trindade, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Anhembi, Boa Esperança, Santo André, Veiga Jardim, Jardim Olímpico, Jardim Florença, Cardoso e Andrade Reis.

Fluxo intenso e organizado

Gustavo Assunção enaltece a responsabilidade social demonstrada pela população de Aparecida: “A comunidade tem atendido ao chamamento, as UBS’s estão com fluxo intenso hoje e a vacinação transcorre de maneira organizada. Isso é muito positivo, quanto mais pessoas forem imunizadas, mais poderemos evitar agravamentos e mortes e deter, ao máximo possível, a disseminação do vírus”.

Além do sentimento de dever cumprido com a coletividade, Nádia Caroline, 28 anos de idade, ressalta a felicidade e o alívio por ter recebido hoje a primeira dose contra a covid-19 na UBS Papillon Park: “Estou com muita esperança que dias melhores virão, se Deus quiser. Digo a todos que devem se vacinar, é importante demais. Eu agendei pelo aplicativo, foi fácil e tranquilo”.

Segunda dose hoje, sábado

A aplicação da segunda dose (D2) neste sábado está sendo realizada nos 7 pontos de rotina, sendo eles o drive-thru no estacionamento do Aparecida Shopping e as UBS´s Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Andrade Reis, Veiga Jardim e Jardim Florença.

“Para receber a D2 não é necessário agendar, bastando apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização. Se for Pfizer ou AstraZeneca, nas 5 UBS’s, no drive e na Central. No domingo, 15 de agosto, não haverá vacinação de D2, que será retomada rotineiramente na segunda-feira, 16”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro.

Primeira dose amanhã, domingo

Já amanhã, domingo, 15 de agosto, o Mutirão de Vacinação Contra a Covid-19 será feito em 10 UBS’s, via agendamento, das 8h às 12h, para aplicação da primeira dose. Neste dia não terá aplicação da segunda dose. As UBS’s envolvidas são as dos bairros Madre Germana, Mansões Paraíso, Pontal Sul II, Cruzeiro do Sul, Colina Azul, Bandeirantes, Parque Trindade, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz e Santo André.