Mutirão de Aparecida deve fazer 10 mil atendimentos diretos no fim de semana

Por Allan David

24 de março de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Força-tarefa da Prefeitura de Aparecida atende moradores do Santa Luzia e região com 136 serviços gratuitos hoje e amanhã (25), na Escola Municipal Jardim Olímpico 2

Mais de 6 mil atendimentos devem ser prestados aos moradores do Setor Santa Luzia e região nesta sexta-feira (24), no Mutirão de Aparecida, que oferece 136 serviços gratuitos hoje e amanhã (25), na Escola Municipal Jardim Olímpico 2, no Setor Tocantins A expectativa é atender mais de 10 mil pessoas diretamente nestes dois dias.

Realizadora do mutirão, a Prefeitura de Aparecida montou no local uma ampla estrutura, para a qual deslocou equipes e equipamentos de todas as secretarias municipais. Os atendimentos ocorrem nesta sexta das 8h às 17h e neste sábado, das 8h às 13h.

Moradora do Jardim Olímpico, a aposentada Maria Faria de Sousa chegou cedo para fazer o Cartão do Idoso (documento que garante estacionamento preferencial). “O Mutirão facilita muito porque às vezes a gente não tem tempo para sair para longe e correr atrás”, disse ela.

Isabel Cristina Guimarães, do Setor Tocantins, também aprovou o mutirão pela conveniência de resolver as pendências perto de casa. “Fica tão difícil a gente andar de um lado para o outro. Aqui é muito bom, a gente vem direto para conseguir [os serviços].”

Ela foi ao mutirão para se consultar com oftalmologista. Entre os principais serviços, a força-tarefa oferece ainda exames de ultrassom; inscrição em programas sociais, como o Bolsa Família; atualização do CadÚnico; teste rápido de hepatite B e C, HIV e sífilis; emissão da Carteira de Identidade; vacinação contra covid e outras doenças; encaminhamento para emprego; orientações jurídicas; e emissão de guias de IPTU.

Participação de lideranças comunitárias

O prefeito Vilmar Mariano destacou que o mutirão começou há um mês, quando ele esteve na região do Santa Luzia para conversar com líderes comunitários. “Ouvimos as lideranças para saber o que eles queriam para essa região. Agora, eu tenho certeza que sairemos daqui com o sentimento de dever cumprido”, resumiu o gestor.

Vilmar conferiu de perto os atendimentos prestados e conversou com moradores. O prefeito estava acompanhado por membros do secretariado, vereadores, pelo deputado estadual Veter Martins (Patriota) e líderes comunitários.

“Hoje eu vejo a satisfação dessa população pela Prefeitura ter trazido o mutirão para a nossa região”, comemorou o ex-vereador Almeidinha. Líder e representante do Santa Luzia e entorno, ele mora com a família na região há 42 anos.

O deputado estadual Veter Martins parabenizou a gestão municipal pela realização do mutirão. “Essa iniciativa é importante porque vai aos bairros para entender as necessidades primárias da região para que a prefeitura, assim, invista os recursos da melhor forma possível.”

Executado pela Prefeitura de Aparecida, o Mutirão de Aparecida é gerenciado pela Secretaria de Ação Integrada. Coordenador da força-tarefa, Júlio Lemos ressaltou: “Você, morador da região, venha para cá. Temos muitos serviços para resolver sua situação aqui”.

Orientações sobre o Bolsa Família

O cadastro no programa Bolsa Família, que voltou no governo do presidente Lula, era um dos serviços mais procurados na manhã de hoje. Eugênio Alves, coordenador do CadÚnico na Secretaria de Assistência Social, informa que os interessados devem levar os documentos pessoais de todos os moradores da casa. A renda por pessoa, entre os familiares que moram na mesma casa, deve ser de até R$ 218. É o requisito mínimo para ter o pedido analisado.

Benfeitorias feitas em dez bairros

Além dos atendimentos diretos, o Mutirão de Aparecida está nas ruas executando serviços como varrição de ruas, poda de árvores, recolhimento de entulho, roçagem nos lotes baldios, pintura de meio-fio, limpeza de bocas de lobo, operação tapa-buracos, recapeamento, troca de lâmpadas e revitalização da sinalização de trânsito.

Essas benfeitorias são feitas nos dez bairros contemplados pela força-tarefa. São eles: Santa Luzia, Jardim Olímpico, Tocantins, Parque São Jorge, Parque Trindade 1, 2 e 3, Jardim Bela Vista, Nossa Senhora de Lourdes e Palmares. Nesta edição, o Mutirão de Aparecida beneficia de forma direta e indireta mais de 60 mil moradores da região.