Mutirão de Aparecida oferta atendimentos à população da Vila Maria e região

Por Rackel Vieira

15 de março de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Expectativa é que pelo menos 10 mil sejam atendidas nos dois dias de ação e, no total, cerca de 40 mil moradores sejam beneficiados direto e indiretamente nesta edição

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira de Almeida, realizaram na manhã desta sexta-feira (15), na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, a abertura dos serviços diretos que serão oferecidos ao longo do dia e neste sábado das 8h às 13h no local, através da 42º Mutirão de Aparecida.

Vilmar ressaltou a importância da ação, que visa atender às necessidades da comunidade diretamente em suas localidades. “O Mutirão facilita a vida dos moradores. É um programa importante que valoriza o cidadão, atendendo não somente as necessidades individuais com os serviços diretos da Prefeitura, mas também cuida dos bairros, das ruas e equipamentos públicos o que proporcionam qualidade de vida aos moradores”.

Entre os serviços disponíveis nestes dois dias de atendimentos diretos estão consultas e exames oftalmológicos, consultas com dentistas, encaminhamento para emprego, cadastramento em programas sociais, vacinação contra Covid-19 e outras doenças, orientações jurídicas e emissão de guias de IPTU, entre outros.

O secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira de Almeida, destacou a abrangência dos atendimentos. “Teremos mais de 100 serviços disponíveis em diversas áreas, na saúde, jurídica, assistência social, trabalho e outras. A expectativa é que pelo menos 10 mil pessoas passem nos dois dias de ação e, no total, 40 mil moradores sejam beneficiados direto e indiretamente nesta edição já que, ao longo da última semana, seis bairros da região receberam uma força-tarefa da Prefeitura com serviços de limpeza e manutenção nas ruas, avenidas, canteiros centrais e praças da região”.

Moradores aproveitam oferta de serviços

A auxiliar de serviços gerais, Dalva Cristina Guedes do Rosário, separou o dia para buscar um atendimento na área oftalmológica. “Eu vim fazer o exame de vista e facilitou pra mim estar aqui pertinho. Está sendo o melhor atendimento que eu achei, mas depois vou procurar informações sobre a ultrassom pois preciso fazer esse exame”, comentou a moradora.

Luzimar Pereira da Silva, que mora na Vila Maria, compareceu a tenda do CadÚnico, serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social. “Meu benefício do Bolsa Família foi cortado de repente, acredito que é por falta de atualização do meu cadastro. Então eu vim resolver, porque mora somente eu e meu filho e precisamos desse benefício para as despesas”, disse.

Camila Rosa, vereadora pelo PSD, representante dos moradores da Vila Maria e região, também comemorou os benefícios. “Como moradora aqui do Parque América, que é um dos bairros contemplados nesta edição, recebo o Mutirão com muita alegria. É uma estrutura que chega transformando a região, por exemplo, a troca de lâmpadas de LED aqui na Avenida Odorico Neri e no Parque América, além de ver tudo limpinho e roçado nas proximidades. Enfim, são benefícios levados aos quatro cantos da cidade, iniciativa maravilhosa”, comentou a parlamentar.

Entrega de novo maquinário à Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Outro destaque do evento foi a entrega de um novo maquinário à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).  Ao todo, foram adquiridos pelo município oito tratores, 15 caminhões, quatro retroescavadeiras, três pás mecânicas e uma motoniveladora que vão otimizar os serviços de manutenção de limpeza da cidade.

Visita à UBS Cândido de Queiroz

O prefeito Vilmar Mariano, acompanho do deputado federal Adriano do Baldy (PP), visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiroz, recém reformada. A unidade que atende mais de 200 famílias diariamente na região com ofertas de consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O deputado aproveitou a visita na UBS para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e, ao mencionar sobre o mutirão, ressaltou a importância da proximidade do poder público com a população. “Esse programa só comprova o compromisso com a população aparecidense. O prefeito Vilmar tem mostrado dinamismo, dedicação e esforço para buscar recursos para a cidade, parcerias que realmente beneficiam seus moradores, por isso estou aqui apoiando esse trabalho tão importante que é o Mutirão”.

Presenças

Também prestigiaram a abertura dos atendimentos diretos do 42º Mutirão de Aparecida, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, os secretários Jeferson Ferreira (Trabalho), Divino Ajax (Articulação Metropolitana), Oséias Laurentino (Comunicação), Professora Idelma Oliveira (Educação), Gerfeson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Felismar Martins (Indústria e Comércio), Thales de Castro (Segurança Pública) Brunna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle), Valéria Pettersen (Meio Ambiente), Poliana Borges (Governo), Eudenir de Souza (Políticas Públicas Para as Mulheres), Marlúcio Pereira (Habitação), Mário Vilela (Infraestrutura), Marcos Alcântara (Cultura) e o presidente do AparecidaPrev, Robes Venâncio. Além dos vereadores Isaac Martins (PR), Roberto Chaveiro (Podemos), Arnaldo Leite (MDB), Gilsão Meu Povo (MDB) e Fábio Ideal (PP).