Mutirão leva serviços de roçagem e limpeza para a região do setor Aeroporto Sul

Por Rafael Freitas

4 de dezembro de 2018

Por Rafael Freitas

4 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Onze bairros na região do Setor Aeroporto Sul estão sendo beneficiados até sábado, 8, com a 12ª edição do Prefeitura em Ação. O projeto, que é realizado em forma de mutirão, leva centenas de serviços e atendimentos públicos. A expectativa é atender cerca de 40 mil moradores da região com variadas frentes de ações da Prefeitura de Aparecida.

Desde segunda-feira, 3, quando foi lançada a frente de trabalho na região, os serviços de roçagem e limpeza estão sendo executados. A ação, que é realizada pelas equipes de limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, visa minimizar os transtornos causados pelo acumulo de lixo e mato alto nesse período. Também está sendo realizada a limpeza e roçagem das ilhas, canteiros, lotes baldios e áreas públicas.

Ao todo, 41 trabalhadores, entre operadores de tratores e outros servidores, estão envolvidos nos serviços de limpeza urbana durante o Prefeitura em Ação. Nesta semana, 21 tratores, dez caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, estão trabalhando na região do setor Aeroporto Sul.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia, as equipes estão empenhadas em melhorar a qualidade de vida dos moradores dos 11 bairros da região.  “Nossos servidores, empenhados no mutirão, estão trabalhando com maior intensidade durante essa semana, em serviços de retirada de entulho, lixo e roçagem. E estes trabalhos serão estendidos para  outras regiões da cidade, promovendo assim a segurança e deixando os bairros mais limpos”, destacou.

Moradora há 31 anos do setor Aeroporto Sul, Maria Aparecida da Silva acompanhava de perto o trabalho de roçagem no bairro, que passou por sua rua nesta terça-feira, 04, e comemorou a chegada do mutirão da prefeitura. “É muito importante a nossa região receber os serviços da prefeitura. Nosso bairro fica mais limpo e nossa população fica mais satisfeita”. Tânia Maria mora no mesmo setor e ficou feliz ao ver os trabalhos do mutirão de serviços. “Estamos vendo que a prefeitura está atendendo nossas necessidades, trazendo benefícios para o bairro e dando atenção para a nossa região”, afirmou.

Durante o mutirão ainda serão executados serviços de varrição, retirada de troca de lâmpadas, pintura de meio-fio, tapa-buraco, revitalização da sinalização, poda de árvores, etc. Os resultados deste tipo de trabalho vão desde a diminuição de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, à diminuição da criminalidade, já que o mato alto pode facilitar a ação de criminosos.

Atendimentos – Para encerrar o mutirão, na sexta-feira e sábado, 7 e 8 de dezembro, a população irá contar com centenas de atendimentos gratuitos das 8h às 14h nas áreas de saúde e assistência social. A estrutura para atender os moradores será montada nas dependências da Escola Municipal Santa Tereza de Ávila. Serão realizados atendimentos gratuitos à população, com cadastro para o programa Bolsa Família e CadÚnico e encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal.

Também são realizados serviços de emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4, exame oftalmológico, brincadeiras para as crianças e outros serviços públicos. Ainda na sexta-feira, 07, às 19 horas, o prefeito Gustavo Mendanha irá homenagear as lideranças comunitárias da região.