Mutirão no setor Aeroporto Sul envolve todas as secretarias e atende mais de 10 mil moradores

Por Rafael Freitas

8 de dezembro de 2018

Por Rafael Freitas

8 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Mais de 130 serviços e atendimentos foram oferecidos gratuitamente à população dos 11 bairros da região

O Prefeitura em Ação, projeto da administração municipal, finalizou neste sábado, 08, sua 12ª edição e a última do ano. Durante toda a semana, cerca de 50 mil pessoas que moram nos 11 bairros da região do setor Aeroporto Sul foram beneficiadas  direta e indiretamente com a realização de serviços de manutenção e atendimentos. Os bairros beneficiados com a 12ª edição do mutirão são o setor Aeroporto Sul, Loteamento Ribeira Sul, Residencial Serra das Brisas, St. Belo Horizonte, Residencial Caraíbas, Jardim das Hortências, Residencial Araguaia, Residencial Norte Sul, Setor Dos Bandeirantes, Residencial Pôr-do-Sol e Fazenda. A estrutura do mutirão foi montada nas dependências da Escola Municipal Santa Tereza de Ávila, no Aeroporto Sul.

O prefeito Gustavo Mendanha percorreu toda a região nesta semana que se passou, visitando prédios públicos, comércios e residências, onde conversou com moradores e comerciantes sobre as demandas de cada bairro. E durante a solenidade de encerramento do mutirão, o prefeito ressaltou mais uma vez a importância do Prefeitura em Ação. “Durante toda esta semana a região recebeu várias frentes de trabalhos e serviços da prefeitura. Andei pelos bairros junto com o vereador Gilsão Meu Povo, que mora na região, visitei alguns moradores e comerciantes para ouvir suas necessidades e vamos procurar atender a todas, em curto, médio e longo prazo”, sublinhou o gestor municipal. Uma das casas visitadas foi a do seu Dalvino, que fica ao lado da escola. “Estou feliz em receber o Gustavo em minha casa”, disse ele.

Foto: Rodrigo Estrela

Gustavo ainda pontuou para as pessoas que prestigiaram o evento neste sábado, 08, que a missão dele como prefeito é melhorar a vida das pessoas que vivem em Aparecida e que o mutirão é um meio para este fim. “Meu maior orgulho é levar os benefícios e serviços da prefeitura para os bairros e com isso contribuir com o bem-estar da comunidade. Ressalto à vocês que temos trabalhado diuturnamente para levar os benefícios para todas as regiões do município. E destaco o Hospital Municipal, que será inaugurado daqui duas semanas e irá atender milhares de pessoas de Aparecida e da região”, destacou.

De acordo com o coordenador geral do Prefeitura em Ação, Julio Lemos, nos dois últimos dias do mutirão de serviços, sexta-feira e sábado, 07 e 08 de dezembro, respectivamente, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e jurídica, meio ambiente, trabalho, direitos do consumidor, beleza, entre outros. “Ofertamos nesta 12ª edição, 130 serviços gratuitos à população. Na área da saúde, mais de 300 atendimentos oftalmológicos foram contabilizados, além de 200 odontológicos e 150 exames de ultrassonografias apenas neste sábado”, comentou.

Durante o mutirão, a população contou com atendimentos gratuitos em assessoria jurídica, cadastro para programas sociais (CadÚnico), encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão de cartão do passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, corte de cabelo, distribuição de mudas, plastificação de documentos, fotos 3×4, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, exame em oftalmologia e atividades recreativas para crianças e adolescentes.

Moradora do setor Aeroporto Sul, Dinalva Alves de Souza, 54 anos, procurou o mutirão para fazer exame em oftalmologia e afirmou que foi bem atendida. “O mutirão é muito importante, porque além de trazer os atendimentos em saúde, melhora o bairro com várias coisas e ainda limpa e roça o lugar onde a gente mora. Fiquei muito feliz em ver as máquinas da prefeitura trabalhando durante toda esta semana aqui no meu bairro e também na região”, enfatizou.

Elaine Pereira de Souza, 33 anos, mora no mesmo bairro, procurou atendimento na área da saúde e saiu satisfeita após ser atendida. “Vim fazer uma exame de ultrassonografia e gostei do atendimento rápido e prático. Penso que assim como eu fui bem recebida e atendida, várias pessoas estão saindo daqui satisfeitas com os atendimentos oferecidos”. A Cícera Alzira de Souza, 43 anos, veio no estande do Sine Municipal e fez o cadastro para conseguir uma vaga de trabalho. “Estou desempregada e preciso trabalhar. Estou com fé que dará certo e conseguirei um emprego”, disse ela.

Foto: Rodrigo Estrela

As crianças também tiveram a diversão garantida durante esta 12ª edição do Prefeitura em Ação com os livros da Geladeira Literária, pipoca, pintura facial e jogos de pebolim e ping-pong. Até o prefeito se arriscou em algumas jogadas com as crianças e auxiliares da administração.

Manutenção – Além dos atendimentos realizados nos dois dias de mutirão, durante toda a semana as equipes da Prefeitura de Aparecida intensificaram os trabalhos na região do mutirão com diversas melhorias. Tapa-buraco, pintura de meio fio, poda de árvores, retirada de entulho e lixo, roçagem de lotes baldios, implantação de quebra-mola, manutenção da sinalização de trânsito e troca de lâmpadas foram algumas das intervenções realizadas pelas secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.