Mutirão oferta vacina, teste e atualização do CadÚnico para moradores do Mansões Paraíso e região

Por Polliana Martins e Solange Araújo

14 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins e Solange Araújo

14 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Atividades, que incluem cadastramento e atualização do CadÚnico, fazem parte da 26ª edição do Prefeitura em Ação e são realizadas hoje até às 17h. Amanhã até às 12h.

Moradores do setor Mansões Paraíso e região foram beneficiados, nesta sexta-feira, 14, com os atendimentos diretos da 26ª edição do Prefeitura em Ação. Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Ari Caetano, no setor Cidade Vera Cruz, até às 17h, onde a população poderá realizar teste RT-PCR, cadastro e atualização no CadÚnico, vacinação contra a Covid-19 e Influenza e testagem de doenças sexualmente transmissíveis.

Os serviços diretos com atendimento à população foram cancelados devido ao novo avanço de casos confirmados de Covid-19. “Tínhamos previsto, como em todas as outras 25 edições do Prefeitura em Ação, a realização dos serviços diretos à população na sexta e no sábado. Em razão do aumento de positivados com Covid suspendemos esses atendimentos, mas as frentes de serviços continuaram trabalhando na região durante toda esta semana e hoje e amanhã temos testagem, vacinação e cadastro único”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha que disse que quando for possível os mais de 100 atendimentos serão retomados.

“A prefeitura está em toda a região. Nós estamos executando os serviços de roçagem, tapa buracos, revitalização da sinalização das vias e revisão em todo o sistema de iluminação da região. Além disso, as equipes da saúde em parceria com a vigilância sanitária estão recolhendo pneus e visitando as casas”, explica o secretário executivo de Ação Integrada e coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

Foto – Enio Medeiros

A Secretaria de Assistência Social, responsável pelo cadastro e recadastramento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS, também participou da ação.

“Nesta sexta e sábado estaremos concentrando os atendimentos em um único local, para ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade de se deslocar até um órgão público e facilitar o atendimento às famílias dessa região, garantindo o acesso deles aos programas do Governo Federal”, explica a secretária da pasta, Mayara Mendanha.

Rose Maria, 52, não perdeu a oportunidade para realizar seu cadastro no CadÚnico. “Pra mim facilitou muito, porque tá próximo da minha casa e não precisa agendamento e por isso achei bem melhor”, disse. Janaína Martins de Sousa, 42, também foi em busca do benefício. A vendedora elogiou o atendimento: “Estou sendo muito bem atendida, facilitou muito a minha vida. E o atendimento foi fácil e rápido”, comenta.

Foto – Enio Medeiros

Vacinação e testagem

Além dos serviços da Assistência Social, os moradores também foram beneficiados com atendimentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como vacinação, testagem de Covid e Testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, afirma que a testagem em massa é indispensável porque ajuda no monitoramento da covid-19 na cidade e no isolamento e tratamento dos pacientes contaminados. “Aparecida já fez mais de 423 mil testes, atualmente nosso índice de positividade está em cerca de 25% e continuamos ampliando essa iniciativa para diagnosticar, isolar, rastrear e sequenciar genomicamente as amostras positivas. Hoje e amanhã estaremos testando aqui na Escola sem necessidade de agendamento. Temos 2 mil testes disponíveis aqui, mas, se necessário, traremos mais”.

Para a moradora, Thais de Sousa, 28, a realização da testagem no mutirão facilita a vida de quem precisa do atendimento. “Foi muito fácil. O agendamento para fazer o teste estava só pra semana que vem, e quem precisa fazer não tem todo esse tempo. Então foi bem mais prático”, comenta.

Gustavo reforça que a testagem é ainda mais importante devido à alta transmissibilidade da variante ômicron. “Com o diagnóstico positivo, a equipe de Telemedicina passa a monitorar e acompanhar quem está infectado com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa. Assim podemos deter a circulação viral com mais eficiência e evitar agravamentos”.

Ele também enfatiza que “o alerta continua, as pessoas devem completar seus esquemas vacinais, evitar aglomerações, usar as máscaras corretamente tapando o nariz e a boca, higienizar as mãos, ventilar os ambientes e buscar a testagem em caso de sintomas ou se tiver tido contato alguém diagnosticado com a covid-19. Neste caso, deve-se fazer o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo telefone 0800-646-1590. Se você está há mais de 3 dias com sintomas gripais leves, procure realizar a testagem, o resultado sai em até 48h. Mas, se estiver com sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, vá até uma unidade de saúde”.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, informa que estão sendo aplicadas na Escola todas as doses de vacinas (1ª, 2ª e reforço) contra a covid-19 e também contra a influenza. “Alertamos a todas as pessoas que a vacinas são fundamentais. Vacine-se o quanto antes se já está na sua vez, esteja atento ao cartão de vacinação e complete o esquema vacinal para ter o máximo de proteção possível contra o novo coronavírus, que está circulando. Repito sempre que a pandemia não acabou”.

Foto – Enio Medeiros

Sandra Maria Lopes, sabe bem da importância das vacinas e tomou a dose da contra a influenza. “Nossa aqui é bem mais fácil, perto de casa. Vim com meu filho, e aproveitei que ele estava com a segunda dose atrasada e trouxe pra vacinar, e agora tomou as duas”, disse a moradora. Weider Rodrigues de Sousa, 34, também foi com a família deixar o esquema vacinal em dias. “O mutirão facilitou bastante e tá mais próximo da comunidade, e a gente tem uma facilidade maior de vir e trazer a família”, pontuou.

Outra atividade da Secretaria de Saúde na Escola é a realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). A superintendente destaca que “temos testes para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Aproveitem mais essa oportunidade de verificar como está sua saúde e ter diagnósticos muito importantes para viver melhor e com mais segurança”.

Ela ainda acrescenta: “Além dos cuidados preventivos contra a covid e as gripes, pedimos a colaboração de todos para tirar um tempo, poucos minutos, para verificar seus quintais e casas limpando e impedindo quaisquer acúmulos de água parada porque também estão circulando vários tipos de vírus como o da dengue, chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Proteja-se e contribua para a proteção de toda a sociedade”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)