Mutirão Prefeitura em Ação vacina e testa milhares de pessoas em dois dias de atendimentos

Por Daniela Ribeiro

15 de janeiro de 2022

Por Daniela Ribeiro

15 de janeiro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Encerrada ao meio dia deste sábado, 15, a 26ª edição do Mutirão Prefeitura em Ação realizou milhares de atendimentos nas áreas da saúde e social e levou dezenas de serviços diretos aos mais de 60 mil moradores do Setor Mansões Paraíso e Região em Aparecida. Durante toda a semana os 10 bairros da região receberam serviços de infraestrutura, desenvolvimento urbano e trânsito e nesta sexta e sábado, as equipes da SMS e da secretaria de Assistência Social atenderam a população da região com testagem para identificação da Covid-19, vacinação contra a covid e influenza e também testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis. As famílias puderam ainda se cadastrar ou atualizar os dados no Cadastro Único.

Segundo a coordenação do Prefeitura em Ação, nestes dois dias de ação cujo palco foi a Escola Municipal Ari Caetano, no setor Cidade Vera Cruz, foram realizados pouco mais de 2,5 mil testes RT-PCR para identificação da covid-19 e aplicadas mais de 1,3 mil doses de vacinas, tanto contra a covid quanto contra a gripe. Além disso, a secretaria de Assistência Social atendeu 400 famílias no cadastramento e recadastramento do CadÚnico.

“Estamos na 26ª edição do Prefeitura em Ação que tem como objetivo levar os serviços diretos e indiretos para a população de Aparecida. O diferencial nesta edição é que, por conta da alta de casos de gripe e covid-19, foi resolvido não realizar os atendimentos, mas focamos na vacinação, testagem e no social, beneficiando a população”, disse o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, acompanhou os atendimentos à população na manhã deste sábado, 15, e destacou que o próximo mutirão será na região do Setor Independência Mansões e que estuda-se uma forma que realizar os atendimentos diretos sem gerar aglomeração de pessoas, podendo então voltar a beneficiar os moradores com centenas de serviços. A próxima edição será no final de janeiro.

“Assim como nas outras edições estivmos durante toda a semana percorrendo os bairros com roçagem, revitalização da sinalização de trânsito, tapa-buracos, entre e outros e esta foi mais uma edição de sucesso, mesmo sem as centenas de atendimentos diretos. Focamos nos três serviços que a população tem pedido mais por causa dos efeitos da pandemia. E para a 27ª edição estamos vendo a possibilidade de os atendimentos acontecerem em mais dias, ampliando a nossa capacidade e assim não gerando aglomeração de pessoas”, sublinhou Gustavo Mendanha que aproveitou para vistoriar os serviços de tapa buraco em uma via no Mansões Paraíso.

Rua do Mansões Paraíso recebe serviços de manutenção (Foto: Claudivino Antunes)

“A gente fica feliz com o serviço da prefeitura aqui na nossa porta. Sabemos que nesse período de chuvas os buracos tendem a aparecer com mais constância, mas as equipes têm vindo sempre fazer a manutenção e agora com mais vigor no Prefeitura em Ação. Então estão todos de parabéns”, disse Maria Auxiliadora que é proprietária de um comércio na região ao receber a visita do prefeito que estava acompanhado do presidente da Câmara, André Fortaleza e do vereador Hans Miller. Também prestigiou o prefeitura em Ação o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira.

Vacinação e testagem em massa

A Selma Moreira Alves é moradora do Mansões Paraíso e procurou o mutirão para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela contou que morava na área rural e não teve acesso ao imunizantes antes, por isso que só agora está sendo vacinada pela primeira vez. “Eu assistia pela Tv o que falavam da doença e por isso, assim que me mudei, procurei vacinar, pois essa doença não é brincadeira”, disse ela que aguardava o atendimento em um dos pontos da triagem de pacientes e foi uma das milhares de pessoas que foram vacinadas neste mutirão.

O Maurício Araújo também procurou a vacina da Covid-19. “Eu vim tomar a terceira dose da vacina e se tiver mais eu também tomo para ficar com a saúde em dias. Graças a Deus eu não peguei covid e acho importante se vacinar, por isso recomendo a todos a se vacinarem, pois a vacina veio pra ajudar todo mundo, que não precisa ter medo de tomar”, sublinhou o morador de Aparecida.

Gulherme Pereira Melo de 23 anos estava na fila aguardando o teste de Covid-19. “Eu tive contato com uma pessoa que testou positivo no meu trabalho e estou com sintomas, por isso aproveitei o teste sem agendamento aqui perto de casa para ver se estou com covid ou esses sintomas são de gripe. E aqui está andando bem, sem nenhuma demora. Está muito bom”, frisou o morador que já era o próximo a ser atendido. A testagem em Aparecida é realizada em pessoas de todas as idades, incluindo crianças, com resultado entre 24h e 48h, dependendo da demanda.

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, afirma que a testagem em massa é indispensável porque ajuda no monitoramento da covid-19 na cidade e no isolamento e tratamento dos pacientes contaminados. “Aqui no Prefeitura em Ação atendemos mais de 2,5 mil pessoas com testes de diagnóstivo para covid-19 e temos ainda a ação nas UBS´s, que, por agendamento, atenderam quase 2 mil. Então nosso mantra tem sido seguido que é de testar e isolar, quebrando então a cadeia do vírus. Daí monitoramos a população com o telemedicina”, salientou ele.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, ressalta ainda a importância da vacinação contra a covid-19. “Aqui no mutirão aplicamos todas as 3 doses das vacinas e ainda aplicamos a vacina contra a influenza. Atendemos milhares de pessoas, algumas ainda com 1ª dose, mesmo sendo idoso ou adulto. Por isso reforçamos o alerta de que a pandemia ainda não acabou e é preciso que todos se vacinem. As vacinas são fundamentais para que a pessoa não contraia o vírus e se contrair, não desenvolva formas graves da doença”.

Outra atividade da Secretaria de Saúde na Escola é a realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Ao todo foram aplicados 1172 testes para diagnóstico rápido de HIV, Sífilis e Hepatites.

Assistência Social atende 400 famílias

As equipes da Secretaria de Assistência Social atenderam, nestes dois dias de mutirão, 400 famílias da região do Mansões Paraíso que buscaram o cadastramento ou recadastramento no Cadastro único. O CadÚnico é a porta de entrada para os programas do Governo Federal com Auxílio Brasil e Vale Gás. A primeira dama e secretária de Assistência Social ressaltou a importância do cadastramento.

“O CadÚnico é importante para que as famílias tenham acesso aos benefícios sociais do governo federal. Este serviço é muito importante, por isso estamos sempre presentes nos mutirões e também realizamos o nosso Assistência Social Itinerante. Assim, todos podem ter acesso aos benefícios e ter uma vida mais digna”, salientou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Dona de casa realiza o cadastramento no CadÚnico durante o Prefeitura em Ação (Foto: Jhonney Macena)

A dona de casa Mariana Soares de Moraes de 32 anos está desempregada há dois anos e por ter duas crianças em casa procurou se cadastrar no CadÚnico e receber os benefícios sociais dos governos. “Eu tenho um filho com epilepsia e uma adolescente em casa e estou desempregada. Então os benefícios sociais vão me ajudar no sustento da casa e a cuidar melhor dos meus filhos, por isso vim me cadastrar”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)