No Dia Mundial sem Tabaco, Saúde de Aparecida de Goiânia destaca maior risco da Covid-19 para os fumantes

Por Polliana Martins

31 de maio de 2020

Por Polliana Martins

31 de maio de 2020


Foto: Divulgação

31 de maio é o “Dia Mundial sem Tabaco”, data celebrada anualmente e criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para reforçar o debate e a luta contra o tabagismo. Neste ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, além de chamar a atenção das pessoas sobre os riscos de fumar, também alerta que o ato agrava o estado dos pacientes contaminados pela Covid-19.

“Um fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da Covid-19 porque o uso do tabaco, além de facilitar a disseminação do vírus pelo constante contato dos dedos e de cigarros contaminados com os lábios, é causador de inflamações que prejudicam os mecanismos de defesa do organismo comprometendo a capacidade pulmonar”, alerta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães. Ele acrescenta que o tabagismo é uma doença crônica não transmissível (DCNT) causada pela dependência à nicotina e representa fator de risco para ataques cardíacos e acidentes vasculares (AVCs) e para o desenvolvimento de vários tipos de câncer e doenças como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade e osteoporose, dentre outras.

Risco para os fumantes passivos

O secretário também esclarece que os pacientes que fumam têm resposta mais lenta no tratamento da Covid-19, precisando de maior tempo de entubação e de permanência na UTI. Ele enfatiza que esse risco maior é compartilhado também pelos fumantes passivos, que são aquelas pessoas que convivem com tabagistas e por isso podem desenvolver doenças respiratórias como bronquite, rinite e outros males crônicos. Em todo o planeta, segundo a OMS, o consumo de tabaco e seus derivados mata mais de 8 milhões de indivíduos a cada ano, sendo que cerca de 7 milhões dessas mortes decorrem do uso direto do tabaco e cerca de 1,2 milhão atingem os fumantes passivos.

A coordenadora de Agravos e Doenças Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, reforça que pesquisas identificaram que, entre os pacientes com Covid-19, as chances de progressão para formas mais graves da doença, com insuficiência respiratória e morte, foram significativamente maiores entre os fumantes. “Quem faz uso de cigarros, dispositivos eletrônicos e narguilé, dentre outras formas de fumar, geralmente já tem alguma doença pulmonar, complicações cardiovasculares ou capacidade respiratória reduzida com um sistema imunológico mais fraco para enfrentar infecções”.

Distanciamento social e tabagismo

A coordenadora destaca que o distanciamento social, uma das medidas de contenção do contágio pelo Coronavírus, causa em algumas pessoas estresse e angústia, e, no caso dos fumantes, o tabaco pode ser considerado uma “válvula de escape” para essas sensações e isso tem aumentando o consumo. “Por outro lado, esse momento também pode ser tido como um estímulo para o cuidado com saúde, incluindo a cessão do tabagismo. Afinal, ao deixar de fumar, são observados benefícios rápidos: após 12 a 24h sem tabaco, os pulmões já funcionarão melhor e a pessoa terá mais fôlego, mais olfato e mais disposição. É muito importante vencer o tabagismo, sobretudo agora”, enfatiza ela.

Dicas para deixar de fumar

Para ajudar quem quer deixar de fumar, Bruna Aniele sugere algumas dicas essenciais:
Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar;
Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manha, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada;
Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo;
Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, até porque você evitará sair para comprar;
Se a vontade de usar tabaco for muito forte, lembre-se que o desejo de fumar, segundo especialistas, só dura cinco minutos e vai diminuindo com o passar dos dias. Para se distrair, ligue a TV, tome um banho, coma uma fruta, faça exercícios físicos, busque uma atividade para passar o tempo.

Como procurar ajuda

Em Aparecida de Goiânia, a SMS tem o Programa Municipal de Controle e Cessão do Tabagismo, uma iniciativa bem-sucedida em atividade desde 2012 e que já ajudou muitas pessoas a deixarem de fumar definitivamente. Quem se interessar deve entrar em contato pelos telefones 3545-9110 ou 98460-7426 (Celular e Whatsapp), em horário comercial, de segunda a sexta-feira, para fazer um cadastro e ser orientado sobre como participar dos grupos de tratamento com acompanhamento profissional.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)