Nota de esclarecimento sobre a falta de abastecimento de água em Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Agência de Saneamento de Aparecida (ASA), esclarece que a concessão da exploração dos serviços de água e esgoto para a Saneago foi renovada em dezembro de 2008 pelo então prefeito José Macedo (PSDB). Uma atitude equivocada porque o ex-prefeito deveria ter deixado a decisão para o prefeito Maguito Vilela (PMDB), que havia sido eleito em outubro de 2008 com 81% dos votos válidos, e que tomaria posse no dia 1º de janeiro de 2009.

Diante disso, ao assumir a Prefeitura de Aparecida, Maguito Vilela abriu canal de diálogo com a direção da estatal goiana e o governo estadual. Além disso, o prefeito de Aparecida colaborou na captação de recursos junto ao governo federal para expandir a rede de água tratada e o serviço de esgotamento sanitário.

A administração do prefeito Maguito Vilela também criou a Agência de Saneamento de Aparecida (ASA) com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros. Haja vista, que o município é avalista nos contratos. A Saneago é responsável pela aplicação dos recursos – que não faltam à estatal –, gerenciamento das obras e fornecimentos do serviço de abastecimento de água tratada.

Até 2008, 50% dos domicílios contavam com água tratada e apenas 15% com o serviço de esgotamento sanitário. Atualmente, 65% dos domicílios são atendidos pela Saneago e o serviço de esgoto chega a apenas 17% de domicílios. O aumento de 15% no número de domicílios atendidos com água tratada se deve ao trabalho da administração municipal na busca de recursos para a Saneago expandir a rede de tratamento de água.

A tímida expansão dos serviços de água tratada e coleta e tratamento de esgoto por parte do governo estadual, por meio da Saneago, interfere no desenvolvimento econômico e social de Aparecida. Cerca de 40 bairros, por exemplo, ainda não receberam asfalto porque não contam com rede de água tratada. A falta de celeridade da Saneago estaria impedindo ainda a construção de 10 mil moradias, porque os empreendimentos imobiliários necessitam do estudo sobre o Atestado de Viabilidade Técnica Operacional (AVTO).

A Agência de Saneamento de Aparecida informa que desde novembro de 2013 com a subdelegação do serviço de esgotamento sanitário da Saneago para a Odebrecht Ambiental, a empresa do Governo de Goiás ficou somente com a responsabilidade do serviço de fornecimento de água tratada.

Sobre a falta de abastecimento de água tratada, nos últimos meses, que tem prejudicado parcela significativa da população de Aparecida, a ASA solicita que os moradores formalizem as reclamações perante a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) pelos telefones 0800-704-3200 / (62) 3201-7551 / 3201-7552.