Nota de esclarecimento sobre atualização do cartão SUS

9 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que não está ocorrendo nenhuma renovação especial. O que acontece é que os sistemas utilizados pela SMS são interligados ao banco de dados do Ministério da Saúde, que obrigatoriamente exige do município cadastros atualizados, por meio do sistema cadsusweb. Ou seja, se uma pessoa mudou para Aparecida, e possuía cartão de outra cidade, é necessário fazer a atualização. Apesar do grande número de cartões desatualizados ou com dados incorretos, nem todos os cartões estão desatualizados.

O objetivo da atualização é evitar que pessoas de outros municípios usufruam dos serviços ambulatoriais de saúde que são de acesso exclusivo do morador de Aparecida. Segundo levantamento do Departamento de Controle e Avaliação, foi detectado um grande número de pessoas que são de outros municípios realizando exames de alto custo e outros procedimentos em Aparecida, onerando os recursos destinados para a população da cidade.

A partir desta quarta-feira (01) todas as unidades de atendimento ambulatorial foram orientadas a não retirar um chequinho de exame nos casos em que os dados estejam desatualizados ou incorretos (nome, sexo, endereço etc), os pacientes devem ser encaminhados para sede do Cartão SUS, conforme horário de distribuição de senhas e de funcionamento para atualização dos dados. Essa medida é para incentivar a atualização, já que muitos pacientes depois que estão com o chequinho em mãos não retornam na sede do cartão SUS para atualizar os dados. Em casos que a unidade já retirou o chequinho, os exames serão realizados.

Somente em casos de exames de mamografia e citologia é que os prestadores de serviço não realizam o procedimento sem atualização do cadastro, já que sem isso, os prestadores não faturam o serviço. Laboratórios e clínicas particulares conveniadas também possuem sistema interligado com o do Ministério da Saúde, para repasse de verbas.

A atualização dos cadastros está sendo feita de forma gradativa por meio de senha, distribuída às 7 horas da manhã, na sede do Cartão SUS, que fica na Avenida Chile, setor Belo Horizonte. O limite é de três cartões por senha, de pessoas da mesma família, já que o processo para atualização de dados é detalhado e demanda tempo. Pensando nisso, para agilizar e manter o fluxo de atendimento funcionando bem, foi estabelecido um limite de cartões por senha. Algumas pessoas estavam chegando com 10 ou mais cartões para serem atualizados e de famílias diferentes. Isso estava causando demora no fluxo da atualização.

É imprescindível que as unidades orientem os pacientes sobre o horário de distribuição de senhas para evitar que os pacientes desloquem da unidade até a sede do Cartão SUS e percam viagem. TODOS os pacientes que receberam senha nos últimos dias foram atendidos, ou seja, o atendimento segue ininterrupto, das 7h às 18h.

A renovação ocorre apenas para moradores de Aparecida, conforme portaria do município. São feitos cadastros novos, transferências e atualizações. Ninguém ficará sem atendimento ou será prejudicado, já que os atendimentos são ambulatoriais, isso significa que não requer atendimento imediato. Nos casos de urgências e emergências a pendência do cartão é resolvida na própria unidade, por isso, ninguém ficará desassistido. O Cartão SUS funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h, sem interrupção para o almoço. A atualização acontece o ano todo, portanto, a SMS reforça que não há motivo para filas.

Para saber quais documentos são necessários para atualização e confecção de um novo cartão SUS, ou mais informações a população pode entrar em contato com a unidade por meio do telefone 3545-5872.