Nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Aparecida de Goiânia começa nesta quinta-feira, 16

Por Camila Godoy

15 de abril de 2020

Por Camila Godoy

15 de abril de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Começa nesta quinta-feira, 16 de abril, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em Aparecida de Goiânia. Desta vez, podem participar as gestantes, os profissionais das forças de segurança e salvamento, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os funcionários do sistema prisional, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A vacinação ocorrerá em 36 postos. A expectativa é imunizar cerca de 40 mil pessoas dos grupos de risco definidos.

Além disso, será retomada nesta quinta-feira, 16 de abril, a vacinação de rotina nas salas de imunização do município. O serviço havia sido suspenso por determinação do Ministério da Saúde, em decorrência do combate ao Coronavírus, como forma de diminuir a circulação de pessoas nas unidades de saúde. A imunização de rotina segue o Calendário Nacional de Vacinação e ocorre em 29 unidades da rede municipal.

Mudanças na Campanha contra a Influenza

“Tendo em vista o atual cenário brasileiro, o Ministério da Saúde e o Governo de Goiás alteraram o cronograma da Campanha de Vacinação contra a Influenza em todo o Estado. Sendo assim, em Aparecida de Goiânia, a imunização dos professores ocorrerá apenas na terceira etapa da Campanha. Em contrapartida, as gestantes, os jovens sob medidas educativas e a população carcerária serão vacinados na segunda etapa. Um novo grupo também foi incluído: caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários”, informou o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

O gestor destacou ainda que para receber a imunização os profissionais das forças de segurança e salvamento, os funcionários do sistema prisional, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários devem apresentar, além de documento pessoal, um documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como contracheque e crachá. Já os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. São considerados deste grupo os portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíaca, renal, hepática ou neurológica, diabéticos, imunossupressores, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Próxima fase

A terceira etapa ocorrerá de 9 a 22 de maio, destinada a professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a seis anos de idade, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A primeira etapa da Campanha imunizou idosos e profissionais de saúde.

Postos de vacinação

Em Aparecida de Goiânia, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorrerá em 36 postos, conforme disponibilidade de estoque, sendo um deles no formato drive thru, que funcionará de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas. Com o objetivo de alcançar os caminhoneiros, um dos pontos de vacinação funcionará localizado em posto de gasolina, às quintas e sexta-feiras, das 16 às 19 horas, e nos sábados 18 de abril e 9 de maio, das 10h30 às 18h30. Além disso, o serviço estará disponível em 34 postos fixos, que funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Confira:

Drive Thru no Aparecida Shopping
Acesso: Avenida Independência, Setor Serra Dourada 3

Posto de gasolina Aparecidão – Rede Marajó
Endereço: BR 153, Km 519, Setor Rosa dos Ventos

Praça Matriz
Endereço: Rua 11 de Maio, Centro

Praça da Rua Dom Pedro II (próximo ao Cais Nova Era)
Endereço: Avenida São João, Jardim Nova Era

Garagem da UBS Colina Azul
Endereço: Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, Colina Azul