Nova linha interbairros vai ligar Aparecida de ponta a ponta

Por Daniela Ribeiro

27 de junho de 2018

Por Daniela Ribeiro

27 de junho de 2018

Foto: arquivo

A linha 972, que entra em operação nesta quinta-feira, 28, a partir das 7h, terá trajeto inicial acompanhado por autoridades municipais saindo do Terminal Maranata em direção ao Terminal Araguaia

Promover um transporte coletivo de qualidade e que beneficie diretamente a população é uma das funções do poder público. Para isso, o prefeito Gustavo Mendanha, enquanto presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) implantou uma extensão da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) em Aparecida. Essa ramificação possibilitou a implantação de seis novas linhas de ônibus na cidade, que facilitam a vida dos usuários em sua locomoção pela cidade, indo de suas casas para o trabalho e do trabalho para casa.

E nesta quinta-feira, 28, às 7h, entra em funcionamento a linha 972, que faz o itinerário entre o Terminal Maranata e Terminal Araguaia. Esta é a segunda linha lançada.  A primeira, 970, com trajeto Terminal Araguaia/Setor Santa Luzia começou a operar em maio e já transportou milhares de passageiros da região Central à Leste de Aparecida. O trajeto percorrerá vias importantes de 10 bairros incluindo o Jardim Maranata. São eles: Jardim Ibirapuera, Jardim Tiradentes, Jardim Dom Bosco, Bairro Independência Mansões, Jardim dos Girassóis, Comendador Walmor, Serra Dourada e Centro.

“Todo mês vamos lançar uma linha totalizando seis até o final do ano, cumprindo nosso compromisso com a população de Aparecida de Goiânia. Com este novo trajeto, que liga Aparecida de ponta a ponta, beneficiará milhares de usuários que diminuirão o tempo no deslocamento e também gerará economia, já que precisarão pegar apenas um ônibus. Isso é melhoria na qualidade de vida de todos os moradores da cidade, principalmente daqueles que dependem do transporte público”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.

Uma viagem inaugural, com a presença de autoridades municipais e líderes comunitários das regiões beneficiadas pela linha 972 será realizada após a solenidade de lançamento do trajeto. A linha fará todo o itinerário, saindo do Terminal Maranata em direção ao Terminal Araguaia. “A primeira linha já atende milhares de moradores que dependem do transporte público e as novas que serão implantadas até o final deste ano, beneficiarão ainda mais pessoas”, comemorou o vice-prefeito Veter Martins.

Mais linhas interbairros

Outras quatro linhas interbairros começarão a funcionar nos próximos meses. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o objetivo é atender todas as regiões do município, ligando os bairros com os polos industriais e à área central, proporcionando maior acessibilidade e mobilidade. “Estas linhas são um grande ganho para a cidade. O nosso problema interno de deslocamento está sendo sanado”, destacou o prefeito que atuou diretamente para a implantação das novas linhas enquanto esteve na presidência da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo. Atualmente Aparecida conta com 50 linhas locais e 22 linhas com destino à capital.

De acordo com dados da Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), são atendidos diariamente mais de 100 mil usuários nas mais de 101 mil viagens realizadas no município atualmente, sendo que 40% dessas viagens são feitas dentro da cidade que percorrem 945 quilômetros de extensão de linhas que passam pelos seis terminais de integração existentes. Com a implantação dos seis novos itinerários, a cidade passa a totalizar 78 linhas, aumentando a extensão para 1.105 quilômetros.

Cidade Inteligente

As Linhas Interbairros fazem parte do projeto Cidade Inteligente que tem como objetivo otimizar os serviços públicos, visando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Datas de funcionamento das próximas linhas

972 – Terminal Maranata/Terminal Araguaia – 28/06/18

973 – Terminal Maranata/Jardim Tiradentes/Terminal Cruzeiro – 30/08/18

971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/Terminal Araguaia (Via Polo Empresarial) – 27/09/18