Nova portaria libera funcionamento das feiras de alimentos em Aparecida

Por Rafael Freitas

6 de abril de 2020

Por Rafael Freitas

6 de abril de 2020

Foto: Claudivino Antunes

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Aparecida de Goiânia apresentou na manhã desta segunda-feira, 06, nova medida para conter o avanço da pandemia no município. A Prefeitura de Aparecida irá publicar nova portaria especificando regras para realização feiras de alimentos na cidade, com base no último decreto editado pelo governo estadual e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A realização de feiras de hortifrutigranjeiro, observando as recomendações do Ministério da Saúde, deverá ser fiscalizada e os feirantes orientados sobre ações cautelares e de prevenção ao Covid-19.

Na reunião, o secretário de Saúde e presidente do Comitê, Alessandro Magalhães, garantiu que o Comitê seguirá, nesse momento de pandemia, com trabalhos no sentido de evitar a proliferação do vírus e garantir a saúde das pessoas. “Vamos continuar tomando medidas para evitar colapso na saúde do município e impedir o avanço dessa pandemia. Não vamos cruzar os braços e ficar acomodados enquanto não vencermos essa luta”, destacou.

A diretora da Associação dos Feirantes de Aparecida de Goiânia (Afag), Camila Rosa, se manifestou favorável a realização de feiras de alimentos – mesmo com restrições – e afirmou que o setor econômico precisa voltar a crescer. “O feirante trabalha hoje para garantir sua sobrevivência amanhã. A permissão para a realização das feiras de alimentos, obedecendo os critérios de prevenção ao coronavírus, é sinal que estamos avançando não apenas para conter esse mal, mas também para recuperar o bolso de muita gente”, ressaltou.

“Estamos preocupados em garantir a saúde das pessoas, mas também de evitar situações desastrosas nas famílias. É por meio deste comitê que tomamos decisões assertivas no sentido de evitar piores impactos na sociedade”, completou o vereador Gilsão.

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus é formado pelo Gabinete do Prefeito, secretarias municipais, Câmara de Vereadores, Ministério Público de Goiás, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Conselho Municipal das Associações de Moradores de Aparecida (Camap), além do SESI/SENAI Aparecida, Sebrae Goiás – Regional Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), OAB Subseção Aparecida e hospitais São Silvestre e Santa Mônica.