Novo Centro de Educação Infantil no Buriti Sereno atende 150 crianças

Por Klau Bueno

4 de setembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Unidade foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 04, pelo prefeito Gustavo Mendanha e presidentes da ADPEL, entidade parceria da administração na construção do espaço

Promover a educação desde a infância até a adolescência é uma das principais funções da administração municipal. Para isso a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem trabalhado na construção de novas unidades de Centros Municipais de Educação Infantil e na reforma das mais de 60 Escolas Municipais da cidade. E para ampliar ainda mais este número, são realizadas parcerias com instituições filantrópicas e religiosas que também atuam na área educacional.

O resultado de uma dessas parcerias, firmada com a Igreja Assembleia de Deus Campo Pedro Ludovico – Matriz ADPEL, foi inaugurada na tarde desta terça-feira. O Centro de Educação Infantil (CEI) Pastora Lídia Abreu, no Jardim Buriti Sereno, começou a atender já no dia de hoje 150 crianças de seis meses a cinco anos de idade em período integral. 80% das vagas foram destinadas às crianças do cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida e as demais 20% foram selecionadas pela instituição.

“Essa é mais uma unidade de ensino que entregamos. Esse é o nosso dever, oferecer uma educação inclusiva e de qualidade. Esta é a quarta unidade que inauguramos e para 2018 teremos a construção de mais 12 CMEIs. Além desse trabalho também podemos contar com o apoio de instituições como a ADPEL, a quem agradeço”, reconheceu o prefeito Gustavo Mendanha.

O gestor também falou que o propósito de sua administração é oferecer a todas as crianças o direito de estudar. “Queremos dar a oportunidade para todas a crianças estarem matriculadas. Antigamente as creches e CMEIs tinham a concepção de um trabalho social. Mas agora o entendimento mudou e temos estudos comprovando que as crianças que passaram pelas creches têm vantagens”, concluiu.

A mãezinha Ianne Fernandes, que buscou a filha na creche pelo primeiro dia falou da satisfação de ver a pequena estudando. “Agora ela vai interagir mais com outras crianças. Ela era tímida. Além disso eu vou ter tempo para fazer outras coisas e cuidar melhor do meu outro filho”, afirmou.

Estrutura e parceria

O novo CEI está instalado na Rua Lopes Quinta, número 190ª, no Jardim Buriti Sereno, ao lado da Escola Evangélica Maranata e conta com oito salas de aula, brinquedoteca, diretoria, secretaria, sala de professores, cozinha, refeitório, espaço de lazer com playground e pátio. A unidade oferece cinco refeições diárias acompanhadas por nutricionista, desde o café da manhã até o lanche da tarde.

A obra foi construída por meio da parceria da Igreja Assembléia de Deus com Agência Goiana de Habitação e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O CEI será administrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que destinará à unidade todo o quadro de professores, coordenadores, agentes educativos, monitores e auxiliares de serviços gerais, além de alimentação, orientação pedagógica e materiais escolares.