Novo portal da Prefeitura garante mais agilidade e transparência no acesso às informações públicas

Por Daniela Ribeiro

8 de agosto de 2017

Por Daniela Ribeiro

8 de agosto de 2017

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 08 de agosto de 2017 – Entrou no ar, exatamente às 18h, desta terça-feira, 08, o novo Portal de informações, notícias e serviços da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A página foi elaborada pela equipe de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da gestão municipal e faz parte de um dos pilares da administração que é promoção da inovação e tecnologia nos serviços públicos. “Estamos caminhando para nos tornar uma cidade inteligente e este novo portal é peça fundamental neste processo, pois conterá todos os dados públicos da prefeitura, com acesso rápido e fácil pela população”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Durante a solenidade realizada no Centro de Cultura e Lazer José Barros, o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Cleomar Rocha, salientou que as mudanças foram implementadas  para facilitar tanto o abastecimento quanto a acessibilidade do site. A base tecnológica do portal passa a ser o word press e as informações serão organizadas de acordo com três perfis básicos: Empresarial e Empreendedor; Cidadão; e Servidor. O objetivo é agilizar ainda mais a navegação e o tempo de busca do usuário, tornando o site ainda mais didático, acessível e eficiente.

“Nosso compromisso ao assumir a pasta foi o de buscar processos inovadores para impactar e melhorar a gestão, tornando-a mais eficiente. E até mesmo um processo simples como a criação de um novo portal causa um impacto grande, pois é neste mecanismo que estarão dispostos todos os dados da administração pública. Por isso focamos em algo moderno e ágil, facilitando a vida de quem acessa o site do município, e podemos garantir que temos aqui em Aparecida o que há de mais novo e moderno em forma de conteúdo, que garantirá acessibilidade à informação para todos os munícipes”, enfatizou o secretário.

O gestor explicou ainda que também faz parte do novo conceito do portal da Prefeitura o agrupamento de sites de todas as secretarias, mas este processo será feito de forma gradativa, até estarem 100% linkados. Nesse quesito, o site anterior contava apenas com uma lista das secretarias existentes. Ao clicar nesses links, o usuário tinha acesso a informações limitadas, como titulares, descrição de funções e serviços oferecidos, endereços e telefones de cada pasta. Agora, o objetivo é que cada órgão tenha um site oficial conectado ao da Prefeitura.

“Isso faz parte de um processo de automação dos processos da Prefeitura, alinhado ao contexto de boas práticas de tecnologia da informação, cidade inteligente, e transparência”, esclareceu Cleomar Rocha. Segundo ele, a disponibilização de informações pelas secretarias já acaba ocorrendo fora do site oficial, por meio de redes sociais, por exemplo. “O que será feito é uma organização institucional dessas informações, com um abastecimento periódico e monitorado tanto pelo DTI, quanto pela Superintendência de Jornalismo, responsável pelo conteúdo de notícias do site”.

Com as mudanças no portal da Prefeitura, o abastecimento continua compartilhado. As secretarias e autarquias seguem responsáveis pelas informações de serviços e atendimentos e a Superintendência de Jornalismo, coordenada pelo comunicador Ronaldo Coelho, cuida do conteúdo informativo, que agora comportará um número maior de imagens, inclusive vídeos. Tudo isso com o suporte tecnológico do DTI. O vereador e radialista Gleison Flávio (PMDB) sublinhou que este é mais um trabalho que prova que Aparecida está no caminho certo. “O município vem crescendo mais a cada dia e a tecnologia vem para colocar a cidade cada vez mais na frente, facilitando e melhorando a vida dos moradores e de quem aqui trabalha”, pontuou o parlamentar.

Presente na solenidade o deputado Virmondes Cruvinel Filho (PPS) disse estar acompanhando o ritmo acelerado do município e parabenizou a criação do novo site, mais moderno e acessível para a população. “No Legislativo Estadual presidi a Frente Parlamentar de Informação. E um site com acesso rápido e fácil aos dados municipais é fundamental para uma gestão transparente e voltada para a modernização. Neste momento de crise política que estamos vivenciando, principalmente, Aparecida sai na frente colocando à disposição de quem tiver interesse as informações sobre investimentos dos recursos públicos”, sublinhou o parlamentar.

Processo de elaboração – Todo o trabalho de elaboração do novo site levou cerca de quatro meses, período pelo qual passou por testes de verificação de consistência de informação, de requisitos técnicos e legais, funcionando em uma URL não oficial. Tudo para garantir o atendimento de todos os ideais de transparência e eficiência da gestão. Com o lançamento, nesta terça, o portal foi oficialmente inserido no ambiente de produção e o site antigo retirado do ar. “Mas vale lembrar que todo o conteúdo do site anterior foi transportado e continua disponível. A população não terá nenhuma perda de informação”, reiterou o secretário.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade de lançamento do novo Portal da Prefeitura de Aparecida de Goiânia os secretários Adriano Montovani (Trabalho), Gefferson Aragão (Esporte) e Arnaldo Leite (Mobilidade e Defesa Social), Marinho Rezende (Procon), além dos superintendentes de Jornalismo, Ronaldo Coelho e Mídias Socais, Júnior Vilela, dos vereadores Cláudio Nascimento (PRB), Leandro da Pamonharia (PV) e Hilário Jacometi (PSB) e servidores municipais.