Novos auxiliares trabalharão para ampliar atendimentos

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 26 de março de 2013 – Dois novos auxiliares do prefeito Maguito Vilela (PMDB) foram empossados nesta quarta-feira, 27, no Sesi de Aparecida de Goiânia. Vando Pereira Prado, que atuava como assessor direto do prefeito, assumiu a direção do Sine, no lugar de Célia Landim, que continuará compondo o quadro da administração municipal. Além de Vando, o ex-deputado estadual Liosmar Evaristo Mendanha assumiu a presidência da Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Aparecida de Goiânia (ASA).

“Esta é uma autarquia ficará responsável pela cobrança dos serviços de saneamento, realizados pela Saneago, no nosso município. Caberá ao Léo e aos seus auxiliares inclusive fiscalizar a aplicação dos recursos que o município vem recebendo do Governo Federal, mas que devem ser geridos pela estatal”, explicou Maguito Vilela. Ele lembrou que recentemente o município foi contemplado pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com R$ 273,5 milhões, dos quais R$ R$ 115,4 milhões são destinados à construção de redes de água em todo o município.

“A cobertura atual de Aparecida para água e esgoto ainda é abaixo da média nacional. O trabalho da ASA será no sentido de buscar condições, recursos e cobrar a ampliação dessa cobertura para atender toda a nossa população”, destacou Leo Mendanha sobre as atribuições da pasta, que é bastante enxuta, contando basicamente com dois diretores e um engenheiro. Os diretores também já fazem parte da administração. A Diretoria Financeira e Administrativa ficará à cargo do ex-comandante da Guarda Municipal e ex-diretor do Procon Aparecida, Cel. Djalma Rios. A Diretoria Executiva será assumida pelo ex-diretor de Fiscalização da Secretaria de Regulação Urbana, Elias Faleiros.

A ASA foi criada pela Lei Complementar nº 64, de 31 de dezembro de 2012, que promoveu a reforma administrativa no município. De acordo com o prefeito Maguito Vilela, a atuação da agência será extremamente importante também para apontar soluções ao município no que tange o saneamento básico. “A cidade não tem potencial hídrico. Dependemos da implantação de um “linhão” do Reservatório João Leite e também da criação de outros reservatórios. A ASA vai atuar em conjunto com a Saneago e demais órgãos no sentido de agilizar essas e outras medidas, como acompanhar as obras da ETI e seu funcionamento”, resumiu o peemedebista.

Continuidade às boas ações

O novo diretor do Sistema Nacional de Emprego de Aparecida de Goiânia, órgão diretamente vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Vando Pereira Prado, explicou que dará continuidade às boas ações implementadas até agora no órgão. “Vamos atuar em três frentes que são: incremento de parcerias, busca por mais vagas de emprego no município e investimentos em qualificação”, frisou o diretor, que anunciou a inauguração do Sine Santa Luzia para ainda este semestre. “Nossa intenção agora é expandir o atendimento e aproximar o Sine da população, tanto espalhando mais unidades pelo município como investindo no Sine Móvel, um projeto que em breve também inauguraremos”, enfatizou Vando.

A posse de Vando Pereira Prado e Liosmar Evaristo Mendanha reuniu praticamente todos os vereadores de Aparecida, inclusive o presidente da Câmara Municipal e filho do novo presidente da ASA, Gustavo Mendanha, que falou em nome dos demais. Todo o secretariado da administração municipal; servidores do Sine, entre eles a ex-diretora Célia Landim; e demais funcionários da Prefeitura também prestigiaram ao solenidade.

LÉO MENDANHA – Natural de Inhumas, o ex-deputado (1194-2002) Liosmar Evaristo Mendanha tem 58 anos, bacharel em Direito pela Universidade Paulista (Unip). Já exerceu importantes cargos públicos em Aparecida durante sua trajetória política como: Diretor de Receita Tributária, secretário de ação urbana, vereador (1989-1998), secretário de Fazenda, secretário de Governo e desde 2010 atuava como assessor o gabinete do prefeito Maguito Vilela.

VANDO PRADO – Casado com Maria José Borges Prado, com quem tem três filhos e cinco netos, Vando tem forte atuação no movimento comunitário em Aparecida de Goiânia. Foi presidente da Associação de Moradores do Parque das Nações e presidiu o Partido da Mobilização Nacional (PMN) em nível estadual e municipal. Também foi secretário municipal do partido por duas vezes. Na prefeitura, já ocupou os cargos de coordenador do Departamento de Compras, de Ação Urbana e Meio Ambiente, e també mde Patrimônio. Também auxiliou diretamente o prefeito Maguito Vilela e assumiu interinamente a Secretaria de Governo em 2012. Fora da prefeitura, atua como monitor de pesquisa da Faculdade de Artes Visuais da UFG. É formado em Teologia e é acadêmico em Gestão Pública e Teologia Plena na Unopar e na Fateid, respectivamente.